Ultimas por aqui

Como eu entrei no mundo dos doramas ...

Como eu entrei no mundo dos doramas ...
안녕하세요 - Annyeonghaseyo dorameiros 
Se alguém te alertar que doramas Ã© um mundo sem volta .... acredita. A partir do momento que colocar o primeiro pé, nunca mais sera capaz de sair, e começara a madrugar e maratonar inúmeros doramas ao mesmo tempo e a ter vários oppas. É literalmente uma das coisas mais viciantes que conheço - junto ao K-pop claro - e é a droga que uso diariamente rs. Para comemorar meu primeiro aniversario no Drama World, resolvi falar um pouco sobre isso. Se prepara porque é textão.
Se você é como 100% dos meus amigos e familiares que quando digo que estou assistindo doramas fica boiando e a ver navios, deixa eu logo explicar o que diabos é isso.Afinal o que são doramas ?
Dorama ou drama, é basicamente a definição generalizada do gênero novela/série oriental, seja ela um drama sul coreano (K-Drama ), japônes (J-Drama ), chinês (C-Drama ), Taiwanês (TW-Drama ), tailandês (lakorn ou T-Drama ) e até mesmo os Live Action (novelas baseadas muitas vezes em títulos de sucesso de mangá ou anime). Muitos deles também são transmitidos diretamente pela internet, no caso podemos chamá-los de “web-drama”.
É não, não são parecidas com as chatas novelas brasileiras (opinião sincera). O estilo é diferente, muitos doramas são tão imprevisíveis, que no final você fica assim ...
Como eu entrei no mundo dos doramas ...
Como eu entrei no mundo dos doramas ...









DAEBAK - 대박 ....   


Vamos confessar que nas novelas desde o inicio ja sabemos quem é mocinho, vilão, e até mesmo o casal principal que terminará junto. Os doramas não são assim. Com muitas reviravoltas, retratam muita tragédia e sofrimento., e nem sempre terminam com um final feliz. (Scarlet Heart Ryeo e Uncontrollably fond mandam lembrança), e te fazem derramar rios de lagrimas. Muitos dão ênfase à família, amigos e à vida, temos temas policiais, médicos, melodramas, sageuks - drama de época -, sobrenaturais, mas em sua grande maioria com uma pegada que amo da comedia romântica. Tudo bem que por lá muitas vezes existe um mundo perfeito, com príncipes, CEO's e chaebol's (podres de ricos) que se apaixonam por mulheres pobres e a coisa clichê que eu amo, mas os roteiros em sua maioria são muito bons, com personagens que se desenvolvem a cada episodio. 
Normalmente os doramas variam de 16 a 20 episódios com duração de 30 a 60 minutos, mas os C-Dramas são sempre longuíssimos, muitos com mais ou menos 50 episódios. Também tem os Web-dramas / Web-series com episódios de 10 a 15 minutos. Os K-Dramas podemos dizer, que são mais assistidos - por mim por exemplo. Não que não veja os outros - assisto tudo rs - mas acho a qualidade deles melhor, além de neles ter meus oppas e melhores OST's. 

Como entrei no mundo dos doramas ? 

Graças a Netflix.  Nos anúncios das produções originais lá da plataforma vi Good Morning Call, um J-Drama, fiquei curiosa devido a sinopse, mas claro com um pé atras, pois confesso que até então na minha cabeça eu dizia para mim, que não gostava de nada asiático. Pura ilusão .. Então fui me aprofundando sobre o assunto, e depois disso veio Oh my vênus ... e assim por diante. Fiz um post aqui no blog com a retrospectiva dos doramas assistidos em 2016O bagulho é louco ... rs - que muitos doramas eu comecei a ver todo em um dia - 16 episódios de 50 minutos - vida social ? não sei o que é. 
O contato com uma cultura totalmente diferente da que estamos acostumados de inicio pode ser um pouco estranho, mas poucos episódios depois estamos tão acostumados que ja aprendemos palavras chaves como: Aigoo!, Wae, Aish, Saranghae, ommo, fighting, oppa, annyeong, 'Ottoke ?', Daebak, Hoobae, Ajusshi, ajumma, Miane, Komaweo, Chuaheyo, Kamsamnida, Araso, Babo, Chingu, Pa-li, etc . Começamos a usar estas palavras no dia a dia, e ninguém ao redor entende nada. Pra falar bem a verdade, começa a querer aprender coreano, pra não depender de legenda (estou nessa luta).
Também já começamos a planejar viagens para a Coreia do sul e sonhando em conhecer um oppa igual ao do dorama. E nem quero falar da culinária... sofro um bocado desejando experimentar as comidas tipicas lá da Coreia do sul (eles comem muito por lá e são tudo magro, meu sonho de vida). Quem ama o bom miojo (ramen)como eu então ... todo dorama aparece alguém comendo, já é cena tipica, ou claro tomando um soju. 
Como eu entrei no mundo dos doramas ...
Como eu entrei no mundo dos doramas ...


O que mais em encantou nos doramas, foi que apesar de ter drama quase estilo novela mexicana, e até mesmo certo sofrimento, que faz a gente ficar com o coração na mão e rios de lagrimas nos olhos, a gente sempre também quase passa mal de ri em muitas cenas. Nesse mundo tão triste, assistindo os a gente meio que esquece dos problemas do mundo real.
E o que falar dos romances ... São tão fofos, e você torce tanto, mas tanto por um beijo, e quando ele acontece, parece até que foi com a gente, de tão feliz que ficamos. E aquela frustração, de que apenas quem assiste vai me entender, que é quando 'shippamos' casal errado ...  o sofrimento das friendszone é fora do normal. Dois homens maravilhosos que gostam da mesma menina ... (e eu aqui aceitando qualquer gato seco rs).
Como eu entrei no mundo dos doramas ...
Como eu entrei no mundo dos doramas ...









E os oppas ?! É cada homem lindo, que nossasenhora - eu passo mal. Eu nasci do lado da terra errado, devia estar la pro lado asiático porque é meu sonho de consumo hahaha. Eu tenho uma lista - grande - de atores preferidos, e meu Deus, tanto homem maravilhoso (flowers boys) .... como pode ter tanta gente bonita assim por lá ? Em cada dorama eu ganho um crush diferente. 






O interessante é que quando você percebe já virou dorameira/dorama-maniaca - uma pessoa totalmente viciada em doramas. Você começa a fazer lista dos dramas que quer assistir, e começa a anotar todas indicações que vai vendo na internet ( eu participo de muitos grupos no Facebook e todo dorama - filme que eles postam dizendo ser bom eu já coloco nela). O ponto é que está lista começa a ficar imensamente grande, e outro ponto é que além dos doramas antigos que você quer assistir, também tem que acompanhar os inúmeros lançamentos.

Uma das melhores coisas dos doramas : OST's 

OST significa 'Original Soundtrack' e são as trilhas sonoras dos doramas. Através delas entrei no mundo do K-pop. Você gosta da musica e ja vai procurar o nome do cantor/ grupo e quando vê ja entrou pro fandom, e ja conhece todos os grupos - simples assim . OST é sempre uma coisa que chama muita minha atenção, por ser em sua maioria ótimas musicas, até mesmo cantadas pelos atores do dorama.  Tenho inúmeras preferidas. 
Tenho uma playlist no Spotify com OST's de doramas, sempre acrescento novas musicas 

Onde assistir doramas ... 

Na internet temos muitas opções , desde pagas a gratuitas. Legalmente (pagando) temos as opções mais conhecidas que é o , DramaFever por $2,99/mês, Viki e Crunchyroll, ambos por $4.99/mês. Na Netflix também tem muitas opções de doramas como Descendants of the sun, Boys over flowers, Man to Man, Playfull kiss entre outros. Vou fazer um post indicando doramas por lá. 
Eu desde que entrei pra esse mundo sou assinante fiel do DramaFever e acho que não abro mão jamais. Para quem não quer desembolsar nenhum dinheiro, temos otimas opções de Fansubs ( que eu uso e indico), que disponibilizam episódios para download e online. Como muitas vezes certo dorama vai apenas pro Viki, eu assisto por eles, e os melhores são Subarishiis, Fighting, Kingdom, com imagens e legendas excelentes, sendo postadas bem rápido, logo apos a transmissão do episodio. Neles também encontramos programas de variedades e filmes asiáticos.

Indicando bons doramas ... 

 Indicando bons doramas
J-Dramas: Good morning call é otima pedida, com um romance adolescente e vida escolar. Mischievous Kiss "Love in Tokio" também tem pegada escolar, mas faz você passar muita raiva rs.
C-Dramas: meu preferido da vida Love O2O, para quem quer um romance maravilhoso. Ice Fantasy para quem gosta de fantasia, mas é enorme, muitos episodios mesmo.
K-Dramas : Heirs pra quem gosta de gênero escolar, Descendants of the sun um dos meus doramas preferidos, com uma pegada medica, exercito, romance ... rs; Fight for my way, pra quem quer uma historia mais real e rir muito. Moonlight dranw by clouds, Weightlifting Fairy Kim Book Joo, Shopping King Lois e Mariage Not dating para romances fofos. Scarlet Heart Ryeo para quem quer sofrer com sageuk, e Uncontrollably Fond pra quem quer chorar até cansar. Healer e Lookout pra quem ama ação;  Goblin pra quem gosta de gênero sobrenatural, ou W "Two Worlds" pra quem ver uma historia incrível, gosta de manhwas e ao mesmo tempo um romance lindo. Strong Woman Do Bong Soon um romance fofo e uma menina com super força; Doctor Crush, Doctor romantic e Doctor Strange para quem gosta de tema medico.
TW-DramaDevil beside you Ã© um romance bem fofinho também.
Lakorns: Full House Thai e Kiss me são uns amores de romance.

É isso. Acho que consegui passar a essência desse vicio e espero que você, caso ainda não conheça, dê uma chance e entre pra o drama world, porque é maravilhoso e você não vai se arrepender - talvez um pouco, quando estiver maratonando na madrugada e tiver que acordar cedo hahaha  - Annyeong.
annyeong

6 comentários:

  1. Oiiee! Bom, amiga do céu (ss eu já te considero amiga, pq gente q tá no mundo doramático é tudo amigo né? hahaah <3), vc tbm fez 1 ano de aniversário doramático (vulgo: 1 ano sem vida social)?? Pq eu tem fiz (faz alguns dias)!! *Me abraça!* hahahah
    ~Amiga, tenho q te dizer q eu concordo plenamente com o seu post sobre os doramas, pq vamos combinar q uma vez q pisa no dramaword adeus vida social, né? haha Mas é maravilhoso! Sou mt feliz sendo uma dorameira ^^
    ~~Parabéns pelo post, ficou incrível! E desejo mt mais vizualizações, pq vc merece! E claro mts e mts doramas bons na sua vida <33
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já somos amigas sim hahahaha <3
      Mundo dos doramas é a melhor coisa que me aconteceu - graças a Deus rs.
      Sem vida social , mas cheia de oppas hahahahaha

      Obrigada pelo carinho e tudo em dobro pra você <3<3
      Bjsss

      Excluir
  2. Ameeeeei teu blog, guria! Achei por baita acaso e vejo que é dorameira KKKKK

    Nem conheço, mas... Saranghae <33

    Vou seguir já e acompanhar ^^

    Esse blog do qual estou comentando é tudo sobre Doramas. Se quiser, dá uma olhada.

    Annyeong ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 사랑해 <33
      Obrigado Mana. Doramas e K-pop são minhas perdições hahaha
      Já estou indo conhecer o seu blog também :)
      안녕

      Excluir
  3. Olá Jéssica, tudo bem?
    Quero começar dizendo que amei teu blog, conheci agora a noite e simplesmente adorei, parabéns pela iniciativa, foi maravilhosa. Ainda não vi nem a metade kkkkk
    Te encontrei pq me inscrevi no curso Coreano Online a havia um comentário teu indicando como estava fazendo para estudar, fazendo teu próprio dicionário, eu simplesmente achei fantástica a ideia e vou "copiar" kkkkk Eu faço coreano presencial aqui na minha cidade, mas me inscrevi no curso porque quero um adicional. E falando em doramas, isso que disse é super verdade, digo por mim. Eu me separei a 1 e 6 meses e foi um momento muiito difícil, depois de 9 anos de convivência, passei por maus bocados bem quietinha durante 1 ano e foi quando conheci os doramas, por um J-drama na netflix Switched e eu simplesmente ameeeei, sabe que eu também tinha esse preconceito sobre produções asiáticas, mas depois que assisti não parei mais, me ajudou demais a interter minha cabeça e não ficar pensando besteira, sabe. Hoje sou completamente apaixonada pela cultura(apesar de já gostar, mas por ter outra rotina e interesses antes, não buscava sabe), comida (tbm quero muiiito ir experimentar, aqui em Porto Alegre tem restaurante coreano, estou combinando com meu colegas de curso para ir), kbeauty (tenho até me maquiado diferente depois que conhecer as maquiagens das coreanos), Skincare (sempre fui louca por pele bonita depois que conheci as rotinas delas, ninguém me segura kkkkk) e os oppas (SENHOR DO CÉU O QUE SÃO ESSES HOMENS? MISERICORDIAAAAAA).
    Mas enfim, resumindo tbm entrei para esse mundo e estou amando a cada dia. Obrigada por compartilhar tudo isso. Quero poder olhar cada post.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh fico tão feliz em ler comentários como esse ! ♥
      Muito obrigado, fico imensamente feliz por pessoas gostarem desse meu "mundinho" rs - Coreano Online é maravilhoso ne ? Indico de olhos fechados para todo mundo ...
      Doramas e kpop me ajudaram muito também durante minha fase depre, hoje em dia não abro mão mesmo - meus oppas ♥ que eles continuem ajudando você em seus momentos mais difíceis de sua vida .

      Volte sempre e conte comigo para qualquer coisa <3
      Grande abraço

      Excluir