Ultimas por aqui

[Resenha] Como eu era antes de você, Jojo Moyes

como eu era antes de voce
como eu era antes de voce



 - O que você faria se o amor da sua vida desistisse de viver?
Lutaria por ele ou deixaria que ele se matasse ? Você pensara muito nisso durante todo o livro. Leia a sinopse e minha resenha sobre este o livro, vamos ver se irá chorar assim como eu.


Fiquei curiosa para ler o livro Como eu era antes de você, após ver o trailer do filme em divulgação no Facebook. O filme será lançado dia 16 de junho e sempre gosto de ler o livro antes de ver a adaptação cinematográfica - quase chorei no trailer e chorei rios no livro (confesso).

Título: Como eu era antes de você - Me before you 
Autora: Jojo Moyes - Editora: Intrínseca - Ano: 2013
Ano: 2013 - Páginas: 320 - ISBN-13: 978-85-8057-329-9 
Classificação:
Me acompanhe no Skoob: Djéssica Prado

Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.
Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado. 

Resenha - Livro: Como eu era antes de você

Eu fiquei maravilhada com este livro e o "devorei" em um dia. E um livro que te toca profundamente e te faz pensar sobre pequenas coisas. É o primeiro que tenho a oportunidade de ler da autora Jojo Moyes mas gostei muito de sua forma de narrar a historia e logo procurei e já li a continuação Depois de você, que será resenhado em outro momento.
O livro tem uma capa simples mas que achei tão fofa, que já começa a te transmitir bons sentimentos. A historia é incrível você se prende com uma um leitura fácil, em primeira pessoa, predominante com Louisa narrando, mas alguns capítulos são a voz de outros personagens. Vi muitas sinopses no Skoob e não vi quem não se emocionou e chorou rios de lágrimas com Louisa e Will
O livro trata de temas e sentimentos complexos e sensíveis de se falar. Morte, amor, esperança, tristeza e oportunidades. Você sabe das dificuldades de quem tem algum tipo de deficiência ou limitação, mas raramente se imagina nelas. Através da narrativa de Louisa Clark você consegue quase viver todos essas pequenas e grandes dificuldades que Will passa, desde se alimentar, a ir a um cinema, teatro, entrar e sair do carro, coisas simples de trocar de roupa, tomar banho e se alimentar.
Will Traynor, 35 anos, é rico, inteligente, mal humorado, agressivo e tetraplégico. Louisa Clark tem 26 anos, não tem pretensões nem objetivos a longo prazo, mora ainda com os pais, irmã que é mãe solteira e tem um namorado que só pensa em exercícios físicos e calorias. Ela é demitida de um Café onde era garçonete e desempregada começa a procurar algo para trabalhar, mas sofre por não ter qualificações.  É contratada com um ótimo salário, para ser cuidadora de Will por 6 meses, com uma convivência bem difícil no inicio, mas aos poucos ele foi se abrindo de uma forma que não fazia com ninguém, nem com sua família, desde os quase dois anos de seu acidente.

Começa então a surgir uma relação intensa de amizade e inicio de um sentimento maior despretensioso, puro e verdadeiro. Mas ela então descobre o motivo de seu contrato durar apenas seis meses e isso a muda completamente e a faz buscar formas de ajudar Will e mostra-lo como viver, independente de sua situação, pode ser bom, normal, como de qualquer pessoa. Ela então começa buscar eventos, locais, viagens em que ele possa e gostaria de ir, lutando com sua teimosia e esforço de não querer sair de casa, nem fazer nada, pois havia perdido a vontade de viver. Estava infeliz, convivia com frequentes dores, infecções, limitações e dependia de todos e detestava isso, pois sempre viveu uma vida intensa de viagens e praticas de esportes, além de ser um grande empresario. 
Louisa e Will mudam muito durante o livro, ela buscando alegra-lo e tentar mostrar que poderia viver e ser feliz, ele explicando-a que o mundo é gigante é repleto de oportunidades, que não podia ficar presa aquela pequena cidade. Mas completasse seis meses e ocorre o desfecho da historia.
Durante todo o livro, me imaginei no lugar de Will, se tomaria as mesmas decisões e se ficaria tão chateada e triste como ele. Acho que sim, mas não sei te tomaria tal decisão. Vemos diariamente pessoas que não se abalam com tais limitações e vivem normalmente, felizes, fortes, fazendo tudo que querem e sem nenhum problema. Há dois lados, não me atrevo a julgar pois não conhecemos um coração além do nosso. Esse tema é delicado, direito de morrer, de tirar sua própria vida, quando bem entender..
Sou das que ama finais felizes, o amor eterno e lindo, mas não é bem assim o final. Por isso eu chorei, não nego. Chorei como criança e como em a Culpa é das estrelas. Ja me imagino no cinema em junho soluçando e com a cara toda inchada - igual também em a Culpa é das estrelas hahaha.
Não vou negar que quando o livro acabar você se sentira um pouco despedaçada e triste, mas vale a pena. Não é nada dessas historias clichês que tem aos monte por ai. É historia real, vidas reais. Vida ou morte. Vai te da uma lição de vida.

Obs: Já fiz resenha da continuação deste livro > Depois de você
Os dois Trailers oficiais para se emocionarem, caso ainda não tenha visto. 

Gente, vou começar a participar - atrasada como tudo que faço na vida - de um projeto super legal. Conheci pelo Blog Os nós da rede , resumindo a ideia é ler 36 livros no ano, 3 por mês de acordo com o tema e fazer a resenha deles. Estou começando agora em maio, mas vou colocar tudo em dia se Deus quiser hahaha. Já tem algumas resenhas literárias no blog, mas agora vai aumentar- muito e eu estou amando :)
 
#DesafioLiterário2016 #DELGOB2016 - Maio: Livro que virou filme
Os Nós da RedeUma leitora VorazInfinitos livrosThousand lives to liveNotinhas de rodapéLiterasutraSecret MagicColecionando primaverasO diário do leitorConfraria culturalLivros & TalAdorkablePensamentos valem ouro.

Gostou desse post? Curta e Compartilhe Volte sempre
ONDE ME ENCONTRARYoutube | Facebook | Instagram | Twitter | Google+ | Posts por E-mail
Snap: djessicaprado

6 comentários:

  1. Quero muito muito muito esse livro!!!! Adorei a resenha, agora quero ele mais ainda hahaha Que lindo teu blog!! Estou seguindo. Beijãoo ♥

    http://sorrisosnooutono.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Samara, vale a pena. Mas prepare os lenços hahahaha
      Beijo

      Excluir
  2. Ameii a dica. Amo livros que foge dos clichês. Beijos linda

    www.vestidoetenis.com

    ResponderExcluir
  3. Não li o livro, mas você conseguiu me deixar muito emocionada com a resenha! Não tenho conseguido tempo para ler livros, mas espero conseguir assistir o filme. Parabéns pelo seu blog e sucesso! Beijinhos!
    www.gisabarone.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Giselle. O filme é lindo, mas nada comparado ao livro ne ?! Isso ja era de se esperar.
      Beijo

      Excluir