Dicas para aprender o Hangul (한글) facilmente

Dicas para aprender o Hangul (한글) facilmente

안녕하세요, 저는 제시카예요, 만나서 반갑습니다  
Iniciando oficialmente meu guia Aprendendo Coreano, onde quero dar dicas para facilitar no estudo, considerando minhas experiencias - lembrando que ainda estou aprendendo - então, vou passar dicas uteis, que estão me ajudando nesta empreitada. Porque um dia - se Deus quiser - não irei mais precisar de legendas ~ amém.  

A primeira coisa quando você decide aprender um novo idioma e aprender seu alfabeto. O alfabeto coreano é chamado de Hangul - 한글, muitos o acham fácil e outros muito difícil - eu estou no grupo que achou super fácil para aprender. Eu pessoalmente, me encantei primeiramente pelo idioma, achei o alfabeto muito bonito  - além é claro do meu gigantesco interesse em dorama e K-pop .
Alfabeto coreano - Dicas para aprender o Hangul (한글)

Comecei então minha busca por sites e materiais para começar meu estudo do coreano e darei aqui dicas e sites que utilizei. Como já disse, achei o alfabeto bem fácil de aprender. Confesso que tinha um medo de idiomas asiáticos, devido o japonês e chines, que eu acho muito complexo. Mas para minha surpresa o coreano é simples e facilmente compreendido.

O hangul é composto por 10 vogais e 14 consoantes básicas, além de 11 vogais derivadas e 5 consoantes derivadas tensas (duplas). As letras são combinadas em bloquinhos, formando as silabas. 


O mais pode ser dizer, 'chatinho' é o famoso Batchim (받침) as consoantes que aparecem no fim de cada "bloquinho".



  Dicas de como aprendi o Hangul facilmente  


 Tabela com os sons do Hangul
Primeiro de tudo : imprima e leia com bastante atenção esta tabela. De todas do Google é uma das melhores e mais bonitinhas rs  . Deixe a mão para consulta. 
Alfabeto coreano - Dicas para aprender o Hangul (한글)

 Aprendendo o alfabeto coreano
De cara ao escrever aprender coreano, um dos primeiros que irá aparecer é o APRENDENDO COREANO e por ele que aprendi as vogais e consoantes. A autora é a Aileen (아일린), que é super fofa e explica super bem. 
Dicas para aprender o Hangul (한글)
Além do blog ela tem um canal do Youtube, com o mesmo nome Aprendendo Coreano. Já tem uma playlist coreano para iniciantes prontinha lá, englobando além do alfabeto, o chatinho do Batchim e iniciando um pouco da gramatica. Indico super vocês aprenderem por lá, pois foi por lá que aprendi. 
Ah, e ela também faz parte dos professores do curso Coreano Online, que eu comecei a fazer este mês.

Outro blog ótimo é o Aula de Coreano Haru Haru, além de aprender o hangul, nele você encontra muito vocabulário e gramatica do idioma coreano. O blog é muito bom e com muito material.


 Existem outros bons sites/ blogs para estudo do Coreano, e falarei sobre em um próximo post.  

 Romanização de musicas de K-pop
Dicas para aprender o Hangul (한글)
Acho que muitos podem não gostar desta dica, mas eu a usei e foi com ela que decorei o alfabeto em um dia. (Romanizar é escrever outro idioma no alfabeto romano). Se prender a romanização realmente não é bom, mas a indico apenas - APENAS - para ajudar a decorar o alfabeto e seus sons.  Apos isso, não romanize mais nada, pois te atrapalhara a aprender o idioma. 
Escolha suas musicas preferidas de K-pop - aquelas que você ja sabe de cor e canta num coreanoabrasileirado, que só você entende rs. Para pegar a musica em hangul eu normalmente uso o site colorcodedlyrics (ou então é só escrever o nome da musica lyrics que aparece outros sites). Imprima algumas musicas ou caso tenha um tablet com caneta não precisa. Eu escolhi na época uma das minhas musicas preferidas: 'Let's not fall in love'  e também 'Loser', 'Blue' e Fxxx it" do BIGBANG. 
No meu caso como podem observar no print abaixo, usei meu tablet para a romanização (so para informação tenho um Galaxy Tab A que amo).  Coloquei em exemplo o refrão da minha musica maravilhosa "Não vamos falar de amor  ~ não reparem nessa letra péssima rs e nem conferi para ver se tem erros, fiz isso a muito tempo atras rs
let's not fall in love romanização
Refrão de 'Let's not fall in love' - BIGBANG - romanização
Eu amo essa musica demais. Let's not fall in love é um hino, já enalteci ela aqui no blog 
우리 사랑하지 말아요, 아직은 잘 모르잖아요 (Não vamos nos apaixonar, ainda não nos conhecemos muito bem)
사실 조금은 두려운 거야, 그대 미안해요 - 그대 미안해요 (Na verdade, estou um pouco assustado, me desculpe )
우리 약속하지 말아요, 내일은 또 모르잖아요 (Não vamos fazer promessas, você nunca sabe o que te espera amanhã )
하지만 이 말 만은 진심이야, 그대 좋아해요 - 그대 좋아해요 ( Mas estou sendo sincero, quando digo que gosto de você)
 Aplicativos para aprender o Hangul

Tem ótimos aplicativos disponíveis - gratuitos - para ajudar a aprender o hangul, e também escrever. Alguns que já usei e indico são:

Continuando a falar de musicas, o K-pop Lyrics (Google play), é bem basicão, mas dá para quebrar um galho. Lá você encontra a maioria das musicas, além de OST com as letras em hangul, romanizadas e em inglês. So faltou ter como tocar a musica online, pois a opção de player do app é procurar a musica no dispositivo.  
app kpop lyrics

No Write it! Korean você além de aprender a pronunciar as vogais e consoantes, treina escreve-las, mostrando a ordem certa de cada traço, facilitando e agilizando na escrita. (Google Play)
app write it korean
Outro bom aplicativo é Estudo Hangul (coreano) 허당 문선생 - ele é coreano. Neste você além de treinar a escrita do hangul, também tem vocabulário e atividades. É bem fofinho rs
app estudo hangul

 Lembrando que estes app são os que indico para aprender o Hangul, atualmente uso outros app maravilhoso, mas falarei num próximo post sobre aplicativos para estudar coreano. 
 Começou a aprender coreano, já ativa o teclado coreano em seu celular e imprima adesivos para colocar no teclado de seu computador ou notebook. Imersão e importante - assista doramas, escute k-pop e leia textos e musicas em coreano - a palavra é imersão cultural

Para o teclado, há algumas opções no Google (Korean Keyboards) e imprimir em papel adesivo. Ou então pode comprar no Aliexpress ou e-bay.
teclado coreano

 Não deixe de visitar o post Aprendendo coreano com livros infantis 

안녕 

Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário