Ultimas por aqui

Dicas para aprender o Hangul (한글) facilmente

Dicas para aprender o Hangul (한글) facilmente

안녕하세요, 저는 제시카예요, 만나서 반갑습니다  
Iniciando oficialmente meu guia Aprendendo Coreano, onde quero dar dicas para facilitar no estudo, considerando minhas experiencias - lembrando que ainda estou aprendendo - então, vou passar dicas uteis, que estão me ajudando nesta empreitada. Porque um dia - se Deus quiser - não irei mais precisar de legendas ~ amém.  

A primeira coisa quando você decide aprender um novo idioma e aprender seu alfabeto. O alfabeto coreano é chamado de Hangul - 한글, muitos o acham fácil e outros muito difícil - eu estou no grupo que achou super fácil para aprender. Eu pessoalmente, me encantei primeiramente pelo idioma, achei o alfabeto muito bonito  - além é claro do meu gigantesco interesse em dorama e K-pop .
Alfabeto coreano - Dicas para aprender o Hangul (한글)

Comecei então minha busca por sites e materiais para começar meu estudo do coreano e darei aqui dicas e sites que utilizei. Como já disse, achei o alfabeto bem fácil de aprender. Confesso que tinha um medo de idiomas asiáticos, devido o japonês e chines, que eu acho muito complexo. Mas para minha surpresa o coreano é simples e facilmente compreendido.

O hangul é composto por 10 vogais e 14 consoantes básicas, além de 11 vogais derivadas e 5 consoantes derivadas tensas (duplas). As letras são combinadas em bloquinhos, formando as silabas. 


O mais pode ser dizer, 'chatinho' é o famoso Batchim (받침) as consoantes que aparecem no fim de cada "bloquinho".



  Dicas de como aprendi o Hangul facilmente  


 Tabela com os sons do Hangul
Primeiro de tudo : imprima e leia com bastante atenção esta tabela. De todas do Google é uma das melhores e mais bonitinhas rs  . Deixe a mão para consulta. 
Alfabeto coreano - Dicas para aprender o Hangul (한글)

 Aprendendo o alfabeto coreano
De cara ao escrever aprender coreano, um dos primeiros que irá aparecer é o APRENDENDO COREANO e por ele que aprendi as vogais e consoantes. A autora é a Aileen (아일린), que é super fofa e explica super bem. 
Dicas para aprender o Hangul (한글)
Além do blog ela tem um canal do Youtube, com o mesmo nome Aprendendo Coreano. Já tem uma playlist coreano para iniciantes prontinha lá, englobando além do alfabeto, o chatinho do Batchim e iniciando um pouco da gramatica. Indico super vocês aprenderem por lá, pois foi por lá que aprendi. 
Ah, e ela também faz parte dos professores do curso Coreano Online, que eu comecei a fazer este mês.

Outro blog ótimo é o Aula de Coreano Haru Haru, além de aprender o hangul, nele você encontra muito vocabulário e gramatica do idioma coreano. O blog é muito bom e com muito material.


 Existem outros bons sites/ blogs para estudo do Coreano, e falarei sobre em um próximo post.  

 Romanização de musicas de K-pop
Dicas para aprender o Hangul (한글)
Acho que muitos podem não gostar desta dica, mas eu a usei e foi com ela que decorei o alfabeto em um dia. (Romanizar é escrever outro idioma no alfabeto romano). Se prender a romanização realmente não é bom, mas a indico apenas - APENAS - para ajudar a decorar o alfabeto e seus sons.  Apos isso, não romanize mais nada, pois te atrapalhara a aprender o idioma. 
Escolha suas musicas preferidas de K-pop - aquelas que você ja sabe de cor e canta num coreanoabrasileirado, que só você entende rs. Para pegar a musica em hangul eu normalmente uso o site colorcodedlyrics (ou então é só escrever o nome da musica lyrics que aparece outros sites). Imprima algumas musicas ou caso tenha um tablet com caneta não precisa. Eu escolhi na época uma das minhas musicas preferidas: 'Let's not fall in love'  e também 'Loser', 'Blue' e Fxxx it" do BIGBANG. 
No meu caso como podem observar no print abaixo, usei meu tablet para a romanização (so para informação tenho um Galaxy Tab A que amo).  Coloquei em exemplo o refrão da minha musica maravilhosa "Não vamos falar de amor  ~ não reparem nessa letra péssima rs e nem conferi para ver se tem erros, fiz isso a muito tempo atras rs
let's not fall in love romanização
Refrão de 'Let's not fall in love' - BIGBANG - romanização
Eu amo essa musica demais. Let's not fall in love é um hino, já enalteci ela aqui no blog 
우리 사랑하지 말아요, 아직은 잘 모르잖아요 (Não vamos nos apaixonar, ainda não nos conhecemos muito bem)
사실 조금은 두려운 거야, 그대 미안해요 - 그대 미안해요 (Na verdade, estou um pouco assustado, me desculpe )
우리 약속하지 말아요, 내일은 또 모르잖아요 (Não vamos fazer promessas, você nunca sabe o que te espera amanhã )
하지만 이 말 만은 진심이야, 그대 좋아해요 - 그대 좋아해요 ( Mas estou sendo sincero, quando digo que gosto de você)
 Aplicativos para aprender o Hangul

Tem ótimos aplicativos disponíveis - gratuitos - para ajudar a aprender o hangul, e também escrever. Alguns que já usei e indico são:

Continuando a falar de musicas, o K-pop Lyrics (Google play), é bem basicão, mas dá para quebrar um galho. Lá você encontra a maioria das musicas, além de OST com as letras em hangul, romanizadas e em inglês. So faltou ter como tocar a musica online, pois a opção de player do app é procurar a musica no dispositivo.  
app kpop lyrics

No Write it! Korean você além de aprender a pronunciar as vogais e consoantes, treina escreve-las, mostrando a ordem certa de cada traço, facilitando e agilizando na escrita. (Google Play)
app write it korean
Outro bom aplicativo é Estudo Hangul (coreano) 허당 문선생 - ele é coreano. Neste você além de treinar a escrita do hangul, também tem vocabulário e atividades. É bem fofinho rs
app estudo hangul

 Lembrando que estes app são os que indico para aprender o Hangul, atualmente uso outros app maravilhoso, mas falarei num próximo post sobre aplicativos para estudar coreano. 
 Começou a aprender coreano, já ativa o teclado coreano em seu celular e imprima adesivos para colocar no teclado de seu computador ou notebook. Imersão e importante - assista doramas, escute k-pop e leia textos e musicas em coreano - a palavra é imersão cultural

Para o teclado, há algumas opções no Google (Korean Keyboards) e imprimir em papel adesivo. Ou então pode comprar no Aliexpress ou e-bay.
teclado coreano

 Não deixe de visitar o post Aprendendo coreano com livros infantis 

안녕 

8 comentários:

  1. super ameiiii... ansiosa para os próximos post, vou indicar muito seu site e obrigada pela ajuda ;)

    ResponderExcluir
  2. amei , me ajudou muito , eu acho hangul muito dificil , entao preciso de muita ajuda , estou tentando aprender por causa do kpop - super amo kpop , serio rsrs- entao , mas eu nao entendi o do teclado de imersao cultural - :( - poderia me ajudar , se vc tiver instagram me manda um direct : @doce_de_morango_dos_strangers brigaduuu
    ah ! e parabens pelo blog , super otimo :) perfect perfect

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas.... estou bem no início.

    ResponderExcluir
  4. Grata por compartilhar sua experiência. Estou gostando muito de suas anotações.

    ResponderExcluir
  5. amei anda bem que eu encontrei você!
    aeeeee!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeee ! Espero que seus estudos corram bem !!
      Fighting ♥

      Excluir