Ultimas por aqui

Gêneros literários

Como no blog agora estou fazendo muitas resenhas literárias, e estou tendo que estudar - serio - para conseguir encaixar corretamente em qual gênero cada livro se encaixa, resolvi fazer um post, explicando sobre alguns dos gêneros literários, de acordo com pesquisas e meus históricos de leituras.
Generos literarios
Todas as modalidades literárias são influenciadas pelas personagens, pelo espaço e pelo tempo. Todos os gêneros podem ser não-ficcionais ou ficcionais. Os não-ficcionais baseiam-se na realidade, e os ficcionais inventam um mundo, onde os acontecimentos ocorrem coerentemente com o que se passa no enredo da história. - Fonte
Irei explicar um pouco sobre cada gênero literário, com alguns exemplos de livros. Lembrando que um mesmo livro pode se encaixar em vários gêneros literários.

ROMANCE: Com uma descrição longa das ações e sentimentos de personagens fictícias, adaptando fatos da vida real à ficção. É subdividido em diversos subgêneros.
Romance de Época: esse é de longe o meu gênero literário preferido da vida . Aborda histórias fictícias ambientadas em uma determinada época - normalmente em Londres – mostrando a cultura da época, mas que não serão, contextualizadas no período histórico, com acontecimentos e detalhamentos que vão de acordo com o gosto e a intenção do autor. Preocupam-se mais com o personagem em si do que com o contexto histórico, apesar de situar o protagonista em uma época característica. Esses livros retratam mulheres a frente de suas épocas,  muitas vezes com personalidade forte, independentes, teimosas e uma beleza não tão apreciada na sociedade em que se encontram. Já o homem, em grande maioria é o estilo "macho alfa’: rico, conquistador e bonito. O que mais me atrai é a ambientação da antiga Londres, repleta de festas de debutantes, regras de etiqueta, diálogos recatados, desigualdade de classes sociais, moda, submissão feminina. Quem nunca quis participar de um daqueles bailes ? rs
Minhas autoras preferidas do gênero são: Julia Quinn com sua maravilhosa  e encantadora serie 'Os Bridgertons", Loretta Chase com a serie "Canalhas" e a diva Jane Austen com todos os seus seis livros maravilhosos, sendo "Orgulho e Preconceito" meu xodó.
Romance de epoca

Resenhas de livros New Adult aqui no blog Resenhas de romances de época aqui no blog
Romance histórico:  tem em seu enredo, uma ambientação histórica reconstruída, de acordo com acontecimentos históricos reais, mesmo que seu enredo seja fictício. Os livros tendem a ser bastante descritivos, contextualizando os costumes, a sociedade, as construções etc. Geralmente ambientados em momentos históricos importantes (as guerras inglesas, as guerras napoleônicas, a revolução industrial, a sociedade francesa do séc. XVI,..)
Romance de Historico


Romance Adulto: este é outro gênero que eu amo demais. - uiuiui hahahaha   e são história com conteúdo erótico, abordam livremente o ato sexual, não sendo recomendável a menores de 16 anos.Fui atraída para este universo com a trilogia "Cinquenta Tons" da E.L. James e depois com a saga Crossfire da Silvia Day, que tem "Toda Sua" como primeiro livro. Estes são os meus preferidos do gênero.
Romance adulto / Erotico



Romance de Banca: romance publicado em formato de banca: edições de bolso, econômicas, antigamente vendidas apenas em bancas de jornais. Geralmente associado ao romance adulto, ou Época.
Romance Psicológico: tem como principal característica a imersão nas razões dos motivos, escolhas e ações dos seres humanos, se voltando menos aos condicionantes exteriores do meio ambiente social e cultural e, mais, aos motivos íntimos das escolhas e ações humanas.
Romance psicologico


Romance Epistolar: Narrativa fictícia desenvolvida por meio da troca de cartas, bilhetes, diários, emails, etc. O nome "epistolar" vem do latim epistoláris "relativo a carta, epístola".
Romance epistolar

Romance policial: presença do crime, da investigação e da revelação do malfeitor. Neste tipo do gênero literário, o foco remete para o processo de elucidação do mistério, empreitada geralmente a cargo de um detetive, seja ele profissional ou amador.
Romance policial


Chick-Lit: Outro gênero que eu adoro . Abordam o universo feminino, sendo protagonizadas e majoritariamente escritas por mulheres. Geralmente são associadas a um conteúdo humorístico e a um desenlace romântico. Uma autora bem famosa por muitos chick lits é a Sophie Kinsella, sendo "Os delírios de consumo de Becky Blomm" e "Menina de Vinte" alguns dos meus preferidos. E uma autora nacional é a Carina Rissi, com a serie "Perdida", que é um best-seller e um amor da minha vida, junto com "Procura-se um marido". 
Livros Chick lit
Lad-Lit: Considerado, também, como um subgênero dos chick-lits, traz protagonistas homens em suas histórias, podendo ser escrito tanto por homens quanto por mulheres. 
Sick-Lit: contam histórias “não tão felizes“, normalmente voltado a personagens adolescentes envoltos em doenças graves, como depressão, anorexia, câncer, tentativas de suicídio, etc. Em uma tradução literal “sicklit” significa “literatura doente“. Ou seja, é algo que pode chocar, perturbar, incomodar e, com certeza, te fará pensar. Geralmente associado ao Drama e ao Young Adult.
Livros de Sick Lit




Young Adult - YA:  ou o Jovem Adulto - personagens normalmente entre 14 e 21 anos. “Separa-se de Literatura Infanto-Juvenil por deixar de lado a ingenuidade dos protagonistas e concentrar-se em temáticas mais adultas”. Esse último é mais ingênuo, tanto nos temas quanto nos protagonistas. O YA, por sua vez, trata de temas mais adultos: sexualidade, namoro, família, bullying, drogas, doenças e, especialmente, a busca por sua própria identidade.
Livros de Young Adult
New Adult : aborda a fase de transição da adolescência para a vida adulta, com personagens, geralmente, menores de 25 anos.  Inicio da vida adulta e transições, como morar fora de casa, longe dos pais ou da família, a busca pela independência etc. Muitas vezes os livros refletem o ambiente universitário ou falam das primeiras experiências, como a primeira transa, casamento, primeiro emprego, e abordam questões e valores importantes para a geração, como qualidade de vida, desenvolvimento sustentável, perspectivas de futuro etc.
Livros de New Adult
LITERATURA FANTÁSTICA: Narrativas ficcionais, centradas em elementos não existentes ou não reconhecidos na realidade, pela ciência dos tempos em que a obra foi escrita.”. Subdivide-se em diversos subgêneros:  distopia, fantasia, sobrenatural e ficção científica.
Distopia/anti- utopia: Todas as distopias que li até hoje, ganharam um espaço no meu coração. Gosto muito do gênero, que retrata um lugar imaginário, em que se vive em condições de extrema opressão . Apresenta uma sociedade dividida, moldada de acordo com o governo. Nos livros contemporâneos do gênero, quase sempre, são mulheres as protagonistas, sendo elas fortes, destemidas e de certa forma reais, que não esperam por um príncipe montado em um cavalo branco. 
Das minhas leituras ja feitas meu livros preferidos são A saga "A Seleção", a trilogia "a rainha vermelha e "Jogos Vorazes". 
Livros de Distopia

Fantasia:   usa geralmente fenômenos sobrenaturais, mágicos e outros como um elemento primário do enredo, tema ou configuração. Muitas obras dentro do gênero ocorrem em mundos imaginários onde há criaturas mágicas e itens mágicos. aA minha serie preferida da vida
Livros de Fantasia

Ficção científica: que lida principalmente com o impacto da ciência, tanto verdadeira como imaginada, sobre a sociedade ou os indivíduos.
Livros de Ficção cientifica

Sobrenatural: gênero derivado dos livros de Horror, originados dos romances góticos do século XVIII. A ideia desses romances era a de provocar medo em seus leitores, porém, com a evolução do gênero, o que temos hoje é a presença de seres sobrenaturais como vampiros, lobisomens, fantasmas, zumbis, etc, mas nem sempre acompanhados pela ideia do medo. Amo livros sobrenaturais, sendo iniciada através de Crepúsculo, e depois tudo que envolvia vampiro e lobisomens eu queria ler, como Fallen, Sussuro e Diários de Vampiro. Uma das minha series de livros preferida da vida é sobrenatural, que é a a saga "Os Instrumentos Mortais".
Livros Sobrenaturais



História em Quadrinhos (HQ): “Forma de arte que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados gêneros e estilos. São em geral, publicadas no formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em revistas e jornais.” As revistas em quadrinho, são bem famosas, principalmente envolvendo o mundo dos super heróis, e no Brasil um exemplo famoso e a Turma da Monica.
HQ's - Historia em Quadrinho
Graphic Novel: Um livro que foi adaptado para os quadrinhos, podendo ser em qualquer gênero literário, ficção, não-ficção, etc
Drama: trazem conteúdos, centrais ou não, caracterizados por sofrimentos e/ou tragédias, traição, violência, doença, estupro, traição e podendo ou não terem um desfecho triste.
Livros de drama
Terror: que está sempre muito ligado à fantasia e à ficção especulativa, e é criado com intuito de causar medo, aterrorizar. Um dos autores mais famoso no gênero é o Stephen King, com inúmeras obras de sucesso. Mas confesso não ter lido nenhuma obra deste tipo, pois tenho medinho e não iria dormir a noite rs. Livros de Terror

Thriller ou suspense:  usa o suspense, tensão e excitação como principais elementos.
Livros de Thriller / Psicologico
Mistério: é sinônimo de histórias de suspense ou terror, onde os elementos ocultos vão se desenvolvendo, se revelando, no desenrolar da trama.  
Biografia:  o autor narra sobre a vida de uma pessoa ou de várias pessoas. 
Livros Biografias
Literatura Infantil: Obras voltadas ao público infantil, geralmente de até 10 anos.
Literatura Infanto - Juvenil:
Obras voltadas ao público geralmente entre 11 anos e 14 anos.

Qual o gênero literário preferido de vocês ? 

17 comentários:

  1. Que legal! Meus preferidos são Romance e Sobrenatural haha
    Adorei teu post e ainda mais com as sugestões de livros para cada gênero..

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Renally ! Amo romance e sobre natural tbm ♥
      o post deu uma trabalheira mas valeu muito a pena :)
      Beijos

      Excluir
  2. Muito bom adorooo sobrenatural
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que post mais lindo e completo, vai estar nos meus preferidos sim, amei ♥
    Beijinhos ;*
    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderExcluir
  4. Amo ler romances, fantasias... Livros <3
    Um beijoooo

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post, ficou ótimo, bem completo. Adoro romances e dramas. bjs!

    ResponderExcluir
  6. AMO todos! ahuahahuaa
    Mas preciso confessar que tenho lido MUITA Fantasia. Teve uma época que os meus preferidos eram romances de época, principalmente Jane Austen, mas hoje em dia, fantasia e YA ganharam meu coração! <3
    Ahhh, não posso deixar de dizer que amo livros clássicos de qualquer gênero também.

    Beijos, Jac

    ResponderExcluir
  7. Todos são excelentes.Fico até com dúvida em escolher um, mas o bom é que tem muitas opções, valeu bjs

    ResponderExcluir
  8. Bacana... amoo livro de romance

    ResponderExcluir
  9. adoro livro de romance,anotei alguns obrigada.

    ResponderExcluir
  10. oi!
    Amo livros de terror, ficção ,fantasia Romance Psicológico e policial :D
    E como escritora o que mais gosto de escrever é terror ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  11. Nossa, não sabia que romance tina tantas classificações, para mim era tudo romance rsrsrs
    Gostei do post <3
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  12. Maravilhoso post , adorei a resenha , adoro romances que lindo

    ResponderExcluir
  13. Nossa. Post ótimo super didático.
    www.kellyzarate.com

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro livros de romance policial e serial killer.
    Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir
  15. Tudo tão maravilhoso nesse post ♥
    Adorei e foi um dos meus favoritos do mês, compartilhei ele lá no meu Blog.
    Espero que goste!
    Beijinhos ;*
    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderExcluir