Ultimas por aqui

Eu finalmente li Harry Potter e a Pedra Filosofal

Acreditem ou não, apesar de amante de livros, nunca havia lido nenhum livro da saga Harry Potter. E não sei explicar o motivo de tal erro. Mas foi remediado e aos 23 anos e 11 meses, finalmente li esse amorzinho, chamado Harry Potter e a Pedra Filosofal. Já era apaixonada pela historia desde o inicio dos tempos, através dos filmes, mas ainda não tinha me dado o prazer da leitura. Se eu pudesse voltar ao tempo...
Resenha de Harry Potter e a Pedra Filosofal


Harry Potter e a Pedra Filosofal
Titulo: Harry Potter e a Pedra Filosofal - Autora J.K.Rowling Editora Rocco - ISBN 85-325-1101-5 - Páginas 223  
Gênero Infantojuvenil/Fantasia- Classificação
Me acompanhe no Skoob: Djéssica Prado
Harry Potter é um garoto comum que vive num armário debaixo da escada da casa de seus tios. Sua vida muda quando ele é resgatado por uma coruja e levado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá ele descobre tudo sobre a misteriosa morte de seus pais, aprende a jogar quadribol e enfrente, num duelo, o cruel Voldemort.
Com inteligência e criatividade, J. K. Rowling criou um clássico de nossos tempos. Uma obra que reúne fantasia e suspense num universo original atraente para crianças, adolescentes e adultos.
Resumo de Harry Potter e a pedra filosofal

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Harry Potter é um garoto normal. Foi deixado ainda bebe, na porta da casa de sua tia Petúnia, irmã de sua mãe e seu marido Valter, com apenas uma carta que explicava quem ele era e os motivos de sua sobrevivência, mas nunca explicaram nada a Harry, pois ambos eram as pessoas mais normais e descrentes sobre o mundo sobrenatural que se podia existir. O menino então cresceu pensando que seus pais haviam morrido em uma acidente de carro, dormindo em um armário embaixo da escada dos Dursley, onde ambos o tratavam mal e o obrigavam a fazer muitos afazeres domésticos, ficando com as sobras de brinquedos e roupas de seu primo Duda.
O dia a dia dele não era muito diferente do das outras crianças, mas em alguns momentos aconteciam coisas quase impossíveis de se acreditar e que ele não conseguia explicar, nem para si mesmo.  Mas tudo começa a mudar quando ele recebe uma carta, endereçada a ele - e ele nunca recebia cartas - Mas antes de conseguir ler o conteúdo, seu tio a tomou de suas mãos e ao ler se espantou, ficando com o rosto de todas as cores possíveis, negando informar o que havia lido. 
Harry Potter e a Pedra Filosofal" Sr. H. Potter
O Armário sob a escada
Rua dos Alfeneiros 4 
Little Whinging
Surrey "
Com os dias, começaram a aparecer cada vez mais cartas e todas foram confiscadas pelos tios. Quando a casa já estava sendo bombardeada por cartas, tio Válter levou toda a família para uma casebre velho, em péssimas condições e distante da cidade, mas até lá Harry foi encontrado. Era o dia do seu aniversario de 11 anos, o chão estremeceu e alguém bateu a porta. Era um gigante, chamado Hagrid, que disse ser o guardião das Chaves e das terras de Hogwarts, e que o contou toda sua verdadeira historia até então desconhecida. Seus pais eram Lilian e Tiago Potter, dois grandes bruxos, que morreram ao enfrentar o bruxo das trevas mais poderoso de todos os tempos - Voldemort | Você sabe quem - , e que de alguma forma Harry havia o derrotado, sendo famoso no mundo da magia. 
Ao conseguir finalmente ler a carta, descobriu que tinha uma vaga na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwards, que começaria em 1° de setembro, e também continha todos os materiais que deveriam ser adquiridos. Harry foi conhecendo um novo mundo, como que as pessoas não bruxas são chamadas de Trouxas e que existe um Ministério da Magia, com a principal tarefa é esconder dos trouxas que ainda existem bruxas e bruxos andando pelo país.
Os dois foram para Londres, onde pararam em um barzinho sujo e escuro, chamado Caldeirão Furado, onde todos conheciam e apertaram felizes a mão de Harry. Passara pelo bar e chegaram em um pátio murado onde Hagrid começou a contar os tijolos: -" Três pra cima ... dois para o lado ... murmurou. - Certo, chegue para trás, Harry. ", Ele bateu três vezes com o guarda chuva na parede e a parede se mexeu dando lugar a rua de pedras, o Beco Diagonal. Primeiro vão ao Gringotes, o banco bruxo administrado por Duendes, para que Harry pegasse um pouco de dinheiro - seus pais o deixaram um pequena fortuna e Hagrid pegou um pequeno embrulho pedido pelo diretor de Hogwards, Alvo Dumbledore.  
"Entrem, estranhos, mas prestem atenção. Ao que espera o pecado da ambição, porque os que tiram o que não ganharam, terão é que pagar muito caro. Assim, se procuram sob o nosso chão, um tesouro que nunca enterraram. Ladrão, você foi avisado, cuidado, pois vai encontrar mais do que procurou. "
Ao sair do banco, foram comprar tudo que estava na lista de Hogwards. Foram na loja de Madame Malkin - Roupas para todas as ocasiões, comprar o uniforme, depois na Floreios e Borrões, comprar os livros pedidos pela escola. Compraram uma balança, um telescópio, ingredientes para poções. No Emporio de Corujas ele ganhou de Hagrid uma bela coruja branca, que chamou de Edwiges. Foram para a ultima loja, Olivaras: Artesãos de Varinhas de Qualidade desde 382 a.C, comprar o item pelo qual Harry estava mais ansioso, a varinha.  Após experimentar inúmeras varinhas e nada acontecer, ao receber uma azevinho e pena de fenix, de vinte e oito centímetros, sentiu calor nos dedos e fagulhas luminosas surgiram no ar. 
" - Curioso... curioso..
- O senhor me desculpe - disse Harry - , mas o que é curioso ? 
- Lembro-me de cada varinha que vendi, Sr. Potter. De cada uma.Acontece que a fênix cuja pena está na sua varinha produziu mais uma pena, apenas mais uma. É muito curioso que o senhor tenha sido destinado para esta varinha porque a irmã dela, ora, a irmã dela produziu a sua cicatriz. "
eHarry Potter e a Pedra Filosofal - Expresso de HogwardsQuando voltam para Londres, Hagrid entrega a passagem para que Harry embarque para Hogwards, em primeiro de setembro as 11:00 da manha, então ele volta para a casa dos tios. Chega o dia, as 10:30 ele junto ao tio descrente, vão a Estação King's, mas lá descobre que não existe um Estação 9 3/4 (nove e meia nos livros da edição brasileira), mas com a ajuda de uma família de ruivos, corre entre as plataforma 9 e 10 e de repente enxerga uma locomotiva vermelha a vapor parada com um letreiro escrito Expresso de Hogwarts, onde conhece Rony Weasley, um garoto ruivo, e a irritante e inteligente Hermione Granger que viram a ser seus melhores e mais fieis amigo no futuro. Ao chegarem em Hogwards, todos alunos novatos como Harry participam da Cerimônia de Seleção das Casas, onde o Chapéu Seletor, indica a qual das quatro casas - Grifinória, Lufa-Lufa, Corvinal e Sonserina - a casa, é a nova família em Hogwards, onde assistiram as aulas e dormiram.
Harry Potter e a Pedra Filosofal  Chapeu SeletorHarry vai para Grifinória, junto a Rony e Hermione, e a cada aula Harry foi confirmando que sua vida nunca havia sido tão boa. Entre aprender poções e feitiços, as brigas com Draco, ser Apanhador de quadribol de sua casa, descobre muitos outros mistérios que rondam a sua história e junto com seus amigos, acaba salvando  o mundo mágico da terrível volta de um bruxo das trevas poderoso, Você-sabe- quem. rs
O livro é incrível, e como eu ja disse - se arrependimento matasse, voltava no tempo pra ter lido quanto criança. O filme foi muito bem feito, baseado bem fielmente na historia, mas no livro conseguimos captar melhor todo o universo bruxo e viver como Harry Potter. Fiquei mais cativada ainda com a bela amizade entre Harry, Rony e Hermione. Este é o menor de toda a serie, sendo uma introdução, fornecendo informações dos personagens que veremos durante toda a historia.
" (..) para a mente bem estruturada, a morte é apenas a grande aventura seguinte. Você sabe, a Pedra não foi uma coisa tão boa assim. Todo o dinheiro e a vida que a pessoa poderia querer! As duas coisas que a maioria dos seres humanos escolheriam em primeiro lugar. O problema é que os humanos têm o condão de escolher exatamente as coisas que são piores para eles. " - Alvo Dumbledore
Próxima leitura  - Harry Potter e a Câmara Secreta 

Eu finalmente li Harry Potter e a Pedra Filosofal







" É preciso ter coragem para enfrentar os inimigos, e ainda mais para enfrentar os amigos." - Alvo Dumbledore
[Guia de Personagens de Harry Potter e a Pedra Filosofal]

- Sr. e Sra. Dursley (Valter e Petúnia) - Tios de Harry - Duda : primo de Harry- Tiago e Lilian Potter  pais de Harry - Rúbeo Hagrid - guardião das Chaves e das terras de Hogwarts. Mora na floresta proibida.  - Cornelio Fudge: Ministro da Magia - Madame Malkin: Dona da loja "Madame Malkin - Roupas para todas Ocasiões" - Sr. Olivaras - dono da loja de varinhas - Edwiges: Coruja branca de Harry - presente de aniversario de Hagrid. - Gui, Carlinhos, Percy, Fred, Jorge, Rony, Gina - todos ruivos e irmãos da família Weasley  - Neville Longbottom - companheiro de Harry e Rony da casa Sonserina - Perebas - " rato cinzento, velho e gordo, animal de Rony. - Rony Weasley: melhor amigo de Harry. - Hermione Granger: filha de bruxo e trouxa, uma menina irritante e super inteligente que vira amiga de Harry e Rony. - Crabbe e Goyle: amigos do Draco da casa Sonserina - Draco Malfoy: arqui inimigo de Harry, da casa Sonserina -  Olivio Wood: capitão do time de quadribol da Sonserina - Alvo Dumbledore - diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwards, considerado o maior bruxo de todos os tempos, famoso por derrotar Grindelwald, o bruxo das trevas em 1945, por ter descoberto os doze usos do sangue de dragão e por desenvolver um trabalho em alquimia em parceria com Nicolau Flamel. - Casas: Grifinoria, Lufa Lufa, Corvvinal e Sonserina Nick quase sem cabeça: Cavalheiro Nicholas de mimsy-Porpington; Fantasma residente da torre de Grifinoria. - Barão Sangrento - Fantasma da Sonserina - Pirraça: O Poltergeist: fantasma que gosta de fazer travessuras no castelo - Prof. Quirrell : professor de Defesa contra as Artes das Trevas - Prof. Minerva McGonagall : Transfiguração - Diretora da Grifinoia
- Prof. Snape - Poções (mas deseja Artes das trevas) " professor de cabelos negros e oleosos, nariz de gancho e pele macilenta." Também Diretor da Sonserina - Sr. Argo Filch - zelador de Hogwards, Madame Norrra- gata de Argo - Madame Pomfrey - responsável pela enfermaria - Profa. Sprout : herbologia; "apreendiam a cuidar de todas as plantas e fungos estranhos e descobriam para que eram usados." -  Prof. Binns; Historia da magia - fantasma - Prof. Flitwick: feitiços.
------------------
Leia outras resenhas literárias já publicadas aqui no blog

2 comentários:

  1. Que legal, parabéns pra você. Bom demais ler livros assim, valeu .Bjs
    https://coisasdamilaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir