Ultimas por aqui

Cronograma Capilar

cronograma capilar

Oláa, oláa ! 
Hoje vou falar um pouco sobre Cronograma Capilar. Muita gente já conhece e faz, mas inúmeras pessoas não fazem nem ideia do que seja e digo isso por experiência, pois quando comecei a fazer em outubro, tive que explicar pra muitos familiares e amigos o que se tratava o CC. Estou a mais ou menos dois meses neste processo e estou gostando muito, percebendo inúmeras melhoras, principalmente no auxilio ao crescimento - ressaltando que meu cabelo é fino e muito pouco ( pouco mesmo), não passando de pouco mais do ombro -alem de ser fraco, quebradiço e poroso.
Mas vamos ao que interessa: 
O Cronograma tem a função de repor a massa capilar e os nutrientes que são perdidos durante o dia a dia. É composto basicamente por três etapas: Hidratação (H) , Nutrição (N) e Reconstrução (R). Em cada uma destas fazes você utiliza produtos (mascaras) que ofereça ao cabelo determinado composto importante para a saúde das madeixas. Então basicamente, é necessário um investimentos em mascaras diferentes pois você devera lavar o cabelo e utilizar uma mascara de dois em dois dias. Cada etapa tem uma determinada função, todos cabelos precisam das três etapas, mas você devera focar na etapa em que o seu cabelo esta mais esta necessitado. Uma mania que adquiri após me aderir ao CC, foi o de ler a composição química dos produtos, e de fato é muito importante para que se consiga encaixar os produtos na etapa correta. 


Resumindo
HIDRATAÇÃO: repõe água e umidade aos fios, indicado para cabelos ressecados e sem brilho. Mascaras que possuem: silicones, pantenol, áloe vera, glicerina, álcool, a base de frutas e vegetais.
Obs.: Seu cabelo precisa SEMPRE de hidratação, pois não sobrecarrega os fios.

NUTRIÇÃO:  repõe lípidos, "alimentando" os fios, aumentando a oleosidade natural e a maleabilidade dos fios, sendo indicada para cabelos que possuem muito frizz, poroso e desalinhados. Mascaras que possuem ceramidas, óleos ou manteigas em sua formula.
A UMECTAÇÃO faz parte da etapa de nutrição onde se da um banho de óleo no cabelo, "enluvando" os fios, normalmente deixando durante toda a noite e retirando no outro dia com a passagem do shampoo/condicionador.

RECONSTRUÇÃO:  repõe proteínas aos fios, sendo indicado para cabelos frágeis, elásticos, porosos, quebradiços e com químicas ( relaxamento, progressiva, tinturas e mechas). Mascaras que possuem proteínas, queratina, creatina, colágeno, arginina, cisteína e aminoácidos de trigo. 
Obs.: para ser considerado como um bom reconstrutor deve ter no mínimo dois componentes dos citados acima. -- são sempre as mascaras mais caras =(
 ** A reconstrução não deve ser feita toda semana pois pode deixar o cabelo duro e quebradiço,  - efeito oposto ao desejado - sendo aconselhável uma vez no mês, ou no máximo de quinze em quinze dias.

O Cronograma Capilar oficial é composto por 8 hidratações, 3 nutrições e 1 reconstrução mensal, com intervalo de 48 horas entre cada procedimento. 
1º semana: Hidratação - Hidratação - Nutrição
2º semana: Hidratação - Hidratação - Nutrição
3º semana: Hidratação - Hidratação - Reconstrução
4º semana: Hidratação - Hidratação - Nutrição
E aconselhável que se inicie com esta, para que com a experiência deste mês você consiga aprender e observar qual etapa é mais importante e necessária para seu cabelo. Aconselho que utiliza uma calendário para controlar a anotar cada lavagem.

Teste de Porosidade dos Cabelos

O teste de porosidade é muito simples, e consiste em avaliar qual é a situação das cutículas dos seus fios. Deste modo, você também poderá identificar qual dos tratamentos o seu cabelo está precisando. Você pode usar o teste de porosidade, caso sinta a necessidade de algum ajuste no seu cronograma. Dessa forma você garante fios sempre saudáveis.
Para realizar o teste, você deverá colocar por 10 minutos, um fio do seu cabelo (limpo e sem nenhum produto) em um copo de água filtrada e em temperatura ambiente. Após os 10 minutos, o resultado dirá qual dos tratamentos o seu cabelo precisa. (Hidratação, Nutrição ou Reconstrução).  Fonte
HIDRATAÇÃO: Porosidade baixa - cutícula bem fechada, seu cabelo está provavelmente resistente a cremes e óleos, não deixando os produtos penetrarem. Pelo e calor podem ser seus aliados. Quando for hidratar, tome banho quente para que o vapor entrar e abrir as cutículas, então aplique a mascara, depois sele os fios com algum óleo ( Coco ou abacate por exemplo). Uso de produtos hidratantes, com texturas menos consistentes, vão ajudar a equilibrar a oleosidade mais forte na raiz e o aspecto ressecado nas pontas.
NUTRIÇÃO: Cabelos com cutícula ligeiramente abertas, permitindo que os tratamentos consigam penetrar na fibra capilar.
RECONSTRUÇÃO: Cutículas muito abertas - alto nível de porosidade - Isso facilita a penetração de substâncias que danificam e fragilizam ainda mais a região, além da saída constante de nutrientes e pigmentos. Esses cabelos apresentam o pH em nível alcalino, absorve mais a umidade do que é capaz de reter, além de ter mais dificuldade para reter as substancias oferecidas em tratamentos.
Esse tipo de cabelo geralmente tem textura instável, desbotam com facilidade, fica sem brilho, com frizz e facilmente embaraçado. Proteínas neste caso é muito importante, mas sem exageros para não deixar os fios duros e leva-los a quebras
Assim que tiver um tempinho, irei postar as mascaras que já possuo e as composições químicas de cada, para auxiliar na compra e na escolha, e também fotos do meu cabelo.

Gostou desse post? Curta e Compartilhe Volte sempre, pois sempre há novidades :)
ONDE ME ENCONTRARYoutube | Facebook | Instagram | Twitter | Google+ | Posts por E-mail | Snap: djessicaprado
Se inscreva no canal: 

Nenhum comentário