Ultimas por aqui

Guia K-Pop | Dicionário para iniciantes

Guia K-Pop - Dicionário para iniciantes no K-pop e nos doramas

Annyeong chingus ! 
Então hoje estou expulsando a preguiça que habita dentro de mim, para finalmente começar uma coisa que quero fazer desde o ano passado, que é um guia para iniciantes no mundo do K-pop. Porque so quem já é sabe como é difícil no começo, com tanta palavra desconhecida e  "rostos iguais". Você se sente inútil sem saber de nada - pelo menos foi assim comigo ' em que mundo eu estava vivendo para não saber sobre nada disso '. Foi aos pouquinhos que eu fui tomando gosto pelo idioma coreano, por essas palavras que estão abaixo. De repente desejei conseguir entender tudo o que os idols estavam falando nos programas, além de ver doramas sem legenda, e assim comecei minha lutar para aprender o coreano. O que eu amo mas ainda não sei kkkkkkk.
Então iniciando meu "Guia K-pop", nada melhor do que um dicionario super útil , com expressões que você escutara muito - muito mesmo nesse mundo de K-pop e dos doramas. Ele será atualizado sempre que eu lembrar de algo que ainda não citei por aqui. ^..^ 
~  ~
Annyeong 안녕 – pra começa o cumprimento mais importante: oi, olá de forma mais informal, usada entre pessoas de mesma idade e amigos. De forma mais educada e formal usasse Annyeong-haseyo 안녕하세요 para oi, bom dia, boa tarde, boa noite ...
Annyŏngi kaseyo (안녕히 가세요) - Adeus/ tchau (vá em paz) | Annyŏngi keseyo (안녕히 계세요) - Adeus/ tchau (fique em paz) | Annyeon jumushipshiyo (안녕히 주무십시요) Boa noite (formal)
Aegyo 애교 –  tons de voz doce - parecendo criança - expressões faciais fofas e gestos delicados - "comportar-se de uma maneira graciosa" e é comum que ídolos de K-pop o façam, sendo uma qualidade positiva. 
ABS  abdomen - ou chocolate abs rs, é quando o idol tem tanquinho, abdomens bem definidos ( eu gosto não nego rs) 



Ah/-Yah - Sufixo informal usado após o nome de alguma pessoa intima a você, e com aproximadamente a mesma idade que a sua. A diferença entre "-Ah" e "-Yah", é que quando o nome da pessoal tal qual você quer se referir termina com uma consoante, usa-se o termo, já quando o nome da pessoa que você quer se referir termina com uma vogal, usa-se o termo "-Yah".
Arraseo 알았어 – entendi, compreendo
Andwe 안돼 – não posso
Aish 에이스 – Que droga!indica frustração
An chohayo 안 좋아요 – Não gostei
Assa 아싸 – Legal, maneiro, bacana.
Aigo 아이고 – Meu Deus! / Céus! (expressão de surpresa ou incredulidade). Aigu (아이구) - mesmo significado de 'aigo' , é usado em alguns dialetos.
Aboji 아버지 - significa pai de forma formal e Appa 아빠  de forma informal
Apa - Dor, doer.
Ahjusshi 아저씨 - senhor | Ahjumma 아줌마 - senhora
Andoe 안돼 - não posso
Any 아니  - Anya 아니아  - Anyeo 아니예요 (formal)  - Anyo 아뇨 (polido) - todos significam não
Agi 아기 - significa bebê ou neném
All-Kill –  quando uma música consegue ficar em primeiro lugar em todos ou maioria dos sites de vendas (Melon,Mnet , Bugs,Olleh,Soribaba,Genie, Naver e Monkey3) simultaneamente em tempo real e no ranking diário (ou seja, a música “deu all-kill“). Uma variação do all-kill é o PERFECT ALL-KILL, feito raríssimo que descreve uma música capaz de ficar em primeiro lugar em todos os sites de venda em tempo real, diariamente e no ranking semanal também. 
Já o CAK “Certified All-Kill” É um termo específico usado pelo próprio Ichart pra avisar que a música está em #1 lugar em todos os charts na classificação "tempo real"(atualização a cada hora) e "TOP diário( contagem total de 24 horas após lançamento ). Se uma música é “Certified All-Kill” e também “perfect streaming glade” (um termo que significa que 1º em streaming) então Instiz irá classificar a música de PAK “Perfect All-Kill
Os termos "Realtime" (Tempo Real ) e Total Daily ( Total do dia) indicam no primeiro a posição da música após algumas horas de lançamento e o segundo a posição da música após o periodo de 24 horas.
ALLKPOP – Site que 'traduz' para o ingles notícias coreanas , mas de certo meio tendencioso, e se possível - dica amiga - espere outras fontes de confirmação antes de acreditar em algo que sai por lá.

 Grupos - A.C.E, After School, Akdong Musician (dupla AKMU), AOA, Apink, April e Astro

~  B  ~
Bias  –  seu integrante preferido em um grupo. Você pode ter mais de um bias no mesmo grupo Ex. todos integrantes do BTS são meus bias, mas o Namjoon é meu Utt (ultimate bias). Além do JB e Youngjae do GOT 7, entre outros.
Big Three BIG3 – termo utilizado para descrever as três maiores gravadoras coreanas. São elas: SM Entertainment, YG Entertainment e JYP Entertainment. Mas não é novidade pra ninguém que a BigHit esta quase desbancando elas apenas com um grupo, vulgo BTS ... 
Big Hit Entertainment (빅히트 엔터테인먼트), é uma gravadora sul-coreana fundada em 2005 pelo produtor musical e ex-compositor da JYP, Bang Si-Hyuk, também conhecido como "Hitman Bang." Big Hit é responsável pelo grupo (Bangtan Boys).
Black Ocean – Ato no qual inúmeros fãs de diversos grupos concordam em desligar seus lightsticks durante a performance de certo grupo ou cantor como forma de mostrar seu descontentamento com certas ações dos artistas ou do fandom. ~ é muito triste quando acontece e eu sempre imagino como o artista deve ficar triste. 
Babo – Idiota, tolo.
Bubu 부부 –  significa casal
Bogoshipo  보고싶어 –  sinto sua falta, quero te ver (quem é Army já conhece bem devido Spring Day)
Bi'utjima 비웃지마 –  não sorria de mim
Banmal 반말 –  linguagem informal.
Baegopa 배고파 –  estou faminto/com fome
Batji 봤지 –  Você viu?
Bojima! 보지 마! –  Não olhe
Bangawo 반가워 – Prazer em conhecê-lo (informal) | Bangawoyeo 반가워요 - Prazer em conhecê-lo (formal).
Bapmogoso 밥 먹었어? – Já comeu?

 Grupos - BTS, B.A.P, B1A4 , Bastarz (unit do block B), Block B, Bestie (atual highlight), Big Bang, Billion, Black Pink, Blanc7, Bolbbalgan4 (dupla), Boyfriend.  E assim descobri que B é a dona da maioria dos meus grupos preferidos 

~  ~
Comeback - Kombek 컴백 – "volta" ou "retorno" - sempre que um grupo ou cantor retorna com algum álbum, musica e MV novo. Ex: comeback do BTS com o álbum Love Yourself; ♥
Concept –  descreve a ideia motriz por trás de um comeback. Exemplos“sexy concept”, “cute concept”, etc.
CF  commercial film - sao propagandas feitas por algum artista para tv ou internet.
Cores oficiais  quase todo fandom tem uma cor como 'oficial' que remetera nos produtos produzidos sobre o artista, como seus 'LightStick'
Chingu 진구  – amigo
CEO –  A sigla vem do inglês Chief Executive Officer, que significa Diretor Executivo. É o cargo mais alto em uma empresa. Os CEOs das Big 3 são: Kim Young Min (SM), Yang Hyun Suk (YG) e Park Jin Young (JYP), sendo também os dois últimos os fundadores de suas agências. É um termo tipico, muito escutado em doramas - é tipico ter um CEO podre de rico e uma mocinha pobre ingenua. Clichés, porque todo mundo ama sim. 
Charts –  Em português se chama parada musical. É a forma usada para classificar as músicas e álbuns conforme sua popularidade.
Cube Entertainment  큐브 엔터테인먼트-  é uma gravadora sul-coreana, fundada  em 2006 por Hong Seung-sung, antigo CEO da gravadora JYP Entertainment. Grupos da empresa são BTOB, CLC e Pentagon . Também o Beast, mas que saiu e mudou de nome agora conhecido como Highlight. Também temos a solista Hyuna, entre outros artistas.
Couple/OTP  É quando duas pessoas (do mesmo grupo ou não) tem certa intimidade, o que faz, nós, fãs iludidas, shippar o casal. Os couples recebem nomes feitos pelos fãs. Ex: Jimin + JungKook = JiKook. NamJoon + Jin = NamJin. E outras infinidades.
Chu  é uma forma fofa de dizer Beijo.
Chuaheyo  "Eu gosto" - Chohayo (좋아요) – Gostei
Chukahe 축하해  Parabéns / felicidades (informal)
Chamkkanmanyo 잠깐만요 – espera um pouco (informal)
Chamshimanyo 잠시만요 – um momento, por favor. (ao telefone)
Chesonghamnida 죄송합니다 – desculpe, perdão (formal)
Chincha 진싸? – jura ?  verdade ? 
Chigum 지금  – agora / já, agora mesmo
Chokiyo 저기요 – desculpe , licença
Chonmal ? 정말 – de verdade ? serio ?
Chŏnmallyo? 정말요? - é sério? / fala sério? (polido)
Chuaheyo 좋아해요 – gosto de você
Chugul-le ? 죽을래? – quer morrer ?  - eu ja uso muito isso aqui em casa rs
Chukahaeyo 축하해요 – parabéns
Chal mokkessŭmnida 잘먹겠습니다 – Bom apetite.
Chiwo juseyo 치워주세요 – arrume, por favor.
Chogŭn 조금 - Um pouco
Chada 차다 – dispensar, dar um fora em alguém.
Chaebol 재벌 – Herdeiro de um conglomerado. São os mais ricos da Coreia. O que mais vemos nos doramas
Cheonmaneyo 천만에요 - Por nada / não tem de quê.
Grupos - CLC , Cosmic Girls

~  ~
Daebak  대박 – gíria coreana usada quando algo é muto foda - incrível.
Debut  estreia de algum artista coreano nos palcos - apresentações em programas musicas, showcase, show solos.
Dongsaeng 동생  é a forma que alguem mais velho, chama seu amigo, ou irmão mais novo.
Dorama  Termo usado para as produções de televisão coreanas como séries.
Don Dongori 똥 덩어리 - quando você quiser chamar alguem de pedaço de bosta ou merda e ninguem te entender. Pode usar isso kkk'
Dijillae? 디질래? - Quer apanhar?
Dakchyeo 닥쳐! – cala a boca!
Disbad - quando um grupo se dissolve. 
 Grupos e artistas - Day6, DIA, Dreamcatcher, Davichi, Drunken Tiger, Dynamic Duo

E ~
Eye smile  Expressão facial envolvendo os olhos e que mostra o carisma de um artista quando ele sorri.

Eottoke ? 어떻게 – E agora ?; O que eu devo fazer ? Ettoke jinaesseo? (어떻게 지냈어?) - Como tem passado?
Eolmayeyo? 얼마예요? – Quanto custa?
Eodi 어디 - onde ?
 Grupos - EXID e EXO

~  ~
Fighting 'hwaiting 화이팅 – hwaiting é transliteração do inglês para “fighting” (porque coreano não tem “f”). É usado para desejar for;a, ou desejar boa sorte e apoio a alguem. Aqui no Brasil Fique firme, n'ao desista .. 
Fandom – conjunto de fãs de algum artista ou grupo. Ex. Army é o fandom do BTS, Exo-L do EXO, Elf do Super Junior, Blackjack do 2NE1.
Fanservice – são ações feitas pelos idols ou artistas no geral, para agradar seus fãs. Um exemplo é quando existe um ship entre dois idols no grupo e acontecem muitas interações e contato fisico entre eles. Muitas vezes isso é natural, mas vemos alguns bem forçados por ai. 
Fanfic 'fic – 'fan fiction' - ficcão criada por fãs. São contos escritos 
Fanchant – e quando as fas ( fandom) cantam durante alguma apresentação - normalmente no inicio ou durante partes da musica sem canto do idol - os nomes de todos integrantes. Ex. O fanchant do BTS e Kim Namjoom, Kim Seokjin, Min Yoongie, Jeon Hoseok, Park Jimim, Kim Taehyung, Jung Jungkook, BTS
Fancam – é um vídeo filmado por algum fã, em eventos no geral. Normalmente são focados em apenas um integrante do grupo (Focus) durante toda uma musica por exemplo.
Fanmeeting  Evento em que os ídolos falam com as fãs e assinam autógrafos, recebem presentes, etc. 
Fansigning/fansig – são eventos em que os ídolos só dão autógrafos.
Flower Boy  Um homem que é considerado extremamente bonito . Se você é dorameira concerteza ja viu Boys Over Flowers. 
Fanlights - São aquelas luzes em bastão, pingentes de colar, com formas diferentes, tem para cada K-idol, e assim vai.
Fantagio Co.,Ltd 판타지오 - é uma empresa de agência de talentos sul-coreana, antiga NOA Entertainment , gerencia muitos artistas como Hello Venus, Weki Meki, Ong Seongwu e muitos atores.
FNC Entertainment 에프엔씨 엔터테인먼트 - é uma gravadora sul-coreana fundada pelo cantor e produtor Han Seong-ho. Seus artistas são CNBlue, AOA F.T.Island , N.Flying, SFP, e o recém debutado Honeyst. Além de atores e apresentadores.
 Grupos - F-ve Dolls,  F.T. Island, F(x), Fiestar, Fly to the Sky, Four Ladies, Fromis 9

~  ~
Gangnam 강남 – distrito classe A de Seoul - mais caro - tornado icônico por Gangnam Style do PSY. 
GaOn – parada nacional de música coreana, iniciada em 2010 com a intenção de ser equivalente a Oricon japonesa e Billboard americana. 
Gayo 가요  - significa pop em coreano - também chamado de K-pop
Geumsappa 금사빠 - Pessoa que se apaixona rapidamente ou à primeira vista. (Forma abreviada de 금방 사랑에 빠지는 사람 (pessoa que se apaixona rapidamente).
Gogi mul jotta! 거기 물 좋다 - Que lugar massa! Que lugar maneiro!...e similares
 Grupos - units GD X Taeyang e GD&TOP, GFriend, Girl's Day, Girls' Generation, Girls' Generation-TTS, Glam, Golden Child, Good Day, Got7, Gugudan

~  ~
Hangul 한굴 – sao as letras coreanas, sendo formada por 24 - 14 consoantes e 10 vogais.
Hallyu ` Korean Wave  ~onda coreana , nome dado à popularização da cultura popular sul-coreana a partir dos anos 1990, em especial na Ásia. A onda coreana ganhou força com a exportação de novelas coreanas,  além é claro do K-pop em todo mundo. 
Hyung 형  é a forma que meninos chamam homens e irmãos mais velhos do que ele. No grupo é o integrante mais velho. Ex. Jin do BTS, TOP do BIGBANG, Xiumin do EXO etc.
Hoobae 후배  alguem pouco experiente ou em um nível mais baixo - pode ser na escola, trabalho
Hiatus  Período de pausa/inatividade dos artistas. Momento de sofrimento de todo um fandom
Hanbok  Roupa tradicional da cultura coreana, usada geralmente em festas tradicionais.
Hajima 하지마 - não o faça, não vá, não seja assim
Hól 헐 -  usada quando você está chocado ou surpreso com alguma coisa
Hansang haenbokaseyo 항상 행복하세요 - Seja sempre feliz.
Hossori hajima 헛소라 하지마! - Não diga bobagem!
Haengsyo 행쇼 - Seja feliz / Paz.
Hwanyeon hamnida 환영합니다 - Seja bem-vindo!
 Grupos - H.O.T., Halo, Hello Venus, Highlight, Hotshot

~  ~
Idol  – é uma popular celebridade de K-pop que tem um treinamento duro por muitos anos, depois de ter passado por várias fases de audições realizadas por agências de talento sul-coreanas. Já li por ai que lá no Japão e Coreia, eles diferenciam “cantor/artista” de “idol”, sendo um cantor aquele com controle criativo sobre suas músicas e tem “talento” na visão do público, enquanto um idol é uma marionete de sua gravadora, que necessita de uma imagem pública pristina. Mas não sei se é verdade. 
Inkigayo – programa musical em que os artistas vão apresentar suas músicas de trabalho ao som de fanchants . Rola pontuação de acordo com vendas e stream, e o artista ou grupo com maior pontuação ganha um troféu - win. Em cada comeback ganhar wins é sinônimo de sucesso ou de fracasso com o comeback.
Ireona 일어나 – levante-se
I-sekiya 이 섹이야 / kaejasik (개자식) / kolle (걸레) – desgraçado / filho da p..a / pi..nha - bastardo, filho da put*
I-noma이 놈아 – bastardo, babaca
Ige mwŏyeyo? 이게 뭐예요? – O que é isso?
 Grupos - I.O.I, IKon, Imfact, Infinite

~  ~
JYP - JYP Entertainment Entertainment (JYP 엔터테인먼트)  uma agência coreana de talentos que está entre as “Big 3”, fundada por Park Jin-young em 1997. A empresa opera como uma gravadora, agência de talentos, empresa de produção musical, gestão de eventos, empresa de produção de shows e editora de música. Entre seus principais artista estão Twice, GOT7, DAY6,  2PM, além 2AM, Wonder Girls, Miss A que deram disband. Além da carreira solo de seu próprio fundador, muitos solistas e atores. 
Jib - Álbum, em termos de 1.º álbum (1jib), 2.º álbum (2jib)..,
Jjang – expressão coreana que significa “o/a melhor” (uljjang/ulzzang no caso, significa “melhor rosto”, logo, alguém muito bonito. Por que então a expressão é usada pra falar de bonecas de porcelana assustadoras e com olhos gigantescos eu não sei).
Jinjja 진짜  expressão que remete a surpresa, tipo "Serio isso ?", "Verdade ?"
Jebal 제발  por favor
Jal haesseo! 잘 했어!  Bem feito! Bom trabalho!
Jariseoseo? 잘 있었어? - Você está bem?
Jang 짱 - Bacana, legal, maneiro.
Jonna 존나 - muito, pra caramba
Jomshimi kaseyo 조심히 가세요 - Vá com cuidado.
Jellyfish Entertainment 젤리피쉬엔터테인먼트 - é uma Gravadora Sul-coreana de entretenimento, a agência foi criada pelo compositor e produtor Hwang Se-jun. A agência é responsável pelo boy group VIXX e pelo girl group Gugudan, além de diversos atores, atrizes e solistas.
 Grupos - JBJ, JJ Project (unit), JYJ

~  ~
Kakaotalk 카카오톡 – aplicativo para mensagem (um whats coreano ? rs)
KPOPSTATION – blog brasileiro que fala sobre k-pop “cultura coreana”. Se o all-kpop pega as notícias coreanas e as traduz pro inglês, o kpopstation pega as notícias traduzidas do inglês e as passa para o português. É o ciclo da vida.
Kamsahabnida 감사합니다 - obrigado de forma mais formal para se usar com um superior ou pessoa mais velha. Você também pode escutar Gomawoyo que é polido, ou gomawo mais informal. 
Komaweo - é um agradecimento : Quer dizer "Valeu" "Brigada" ( mas você só pode usar essa palavra, com amigo intimo ) (Modo Informal).
Kure - Acorde
Ka 가 - vá embora, saia
Kajima 가지마 - Não se vá
Kaja 가자 - Vamos!
Kalke 갈께 - a gente se vê, até mais
Kojyeo! 거져 - suma !, desapareça
Kure 그래 - eu sei, de acordo
Keurom 그럼 - Claro! (Resposta a uma pergunta)
Koppi 커피 - caffe ~um vicio ♥
Kwenchana ? 괜찮아 - você esta bem ?
kkeuno 끊어 - tchau / vou desligar (ao telefone - usado apenas se a pessoa for íntima sua)
kkeuneulkke 끊을께 - tchau /vou desligar (ao telefone)
Keojeonma 걱정마 - Não se preocupe
Kkamjagya 깜짝이야 - Que susto!
Hangunŭl bimnida! 행운을 빕니다 - Boa sorte!
 Grupos - Kara, Kard, Kiss, KNK

~  ~
Lightstick – 'Bastão' colorido iluminado usado por fãs nos shows de seus artistas. Ele fazem toda diferença em uma apresentação, além de deixar mais bonita atmosfera - fazendo um verdadeiro show a parte - mostram o apoio ao grupo e a força do fandom. São lindos demais, se eu pudesse e não fosse pobre, teria todos.  mas custam um rim - ex. uns R$200,00 o Armybomb do BTS e mais ou menos isso qualquer outro na versão mais recente. Vai ter um post aqui no blog so para falar de cada um deles porque sou dessas rs
Leader - Em inglês significa líder, integrante responsável por representar o grupo. Ex. RM do BTS, Suho do EXO e GD do BIGBANG.
 Grupos  - Laboum, Ladies' Code, Lovelyz, Lunafly

~  ~
MV  music video - sao os maravilhosos videos musicais, ou video clipes, lancados durante o comeback para divulgar uma musica/album.
Music Bank – outro programa musical em que os artistas vão apresentar suas músicas de trabalho ao som de fanchants . Rola pontuação de acordo com vendas e stream, e o artista ou grupo com maior pontuação ganha um troféu - win. Em cada comeback ganhar wins é sinônimo de sucesso ou de fracasso com o comeback.
Maknae  – termo coreano usado para designar o caçula, mais novo de um grupo. Ex. Sehun do Exo, Jungkook do BTS, Seungri do BigBang.
Manager – é o representante do grupo , produtor, que agencia todas as atividades dos mesmos.
MR removed (“music recording removed”) –  processo em que todo o instrumental de uma apresentação ao vivo é extraído da faixa de áudio, deixando apenas a voz do cantor. Muitos fãs e antis fazem isso para mostrar o canta ao vivo do artista.
Mini Album –  designar um EP (extended play) ou maxi single (ou seja, tudo entre 10 e 30min de duração). Minis costumam ter cinco faixas + o instrumental do single, mas em alguns casos eles podem chegar a ter sete ou oito faixas, quase virando um LP.
Momzzang / Monjjang -  significa 'melhor corpo', Mon: corpo e Jjang: melhor. Pessoas com corpo considerado perfeito nos padrões coreanos, o que podemos resumir como meninas super magras e pernas longas, e meninos altos, ombros largos, malhados e abs.
Mianhae 미안해 - me desculpe, perdão (informal) - " foi mal" "malz ae" ( mas você só pode usar essa palavra, com amigo intimo ) | Mianeyo 미안해요 é mais polido.
Michyeoseo ? 미쳤어 – está doido ?
Mogo! 먹어 – coma
Mul 물 – água
Mwo? 뭐 – que ?
Mworago ? 뭐라고 – o que você disse ?
Musunmariya? 무슨말이야 – o que voce quer dizer ?
Mashitta 맛있다 – gostoso, saboroso (refere-se a comida)
Mannasŏ Pangapsŭmnida 만나서 반갑습니다 – Prazer em te conhecer. (formal) | Mannasŏ Pangawoyo 만나서 반가워요 - Prazer em te conhecer - polido
Menpung 멘붕 - 멘탈 붕괴 - Colapso mental.
Molla 몰라 - Não sei
Myŏsshiyeyo? 몇시예요? - Que horas são?
 Grupos - Mamamoo, MASC, MBLAQ, Miss A, MOBB (unit), Momoland, Monsta X

~  ~
Netizen  junção de `internet` e `Citizen` cidadão, pessoas que comentam as noticias na internet, normalmente são as que criticam sobre tudo. K-Netizens são os netizens coreanos.
Noona 누나  é a forma que um menino chama uma menina ou irmã mais velha do que ele.
NG  Sigla de “no good”, outtake, blooper. Usa-se nas filmagens, quando um take não corre bem e portanto não pode ser aproveitado no trabalho final.
Nomu - Muito - Nŏmu chohayo! (너무 좋아요!) - Gostei muito! Gostei pra caramba!
Namja 남자 - homem/garoto
Namjachingu 남자친구 - ou Namchin - noivo, namorado
Nappun nom 나쁜놈 - bastardo
Ne 네 - sim ; Ne? 네 - que ?
Nuguseyo? 누구세요- quem é ? Quem é você ? -  Nugu ? quem
Naga! 나가! - Cai fora daqui!
Neom 넘 - muito (forma contraída de 너무)
 Grupos - N-Train, NCT, Nine Muses, NU'EST

~  ~ 
Oppa  – literalmente significa “irmão mais velho”, mas somente quando dito por uma mulher (quando um homem se refere a seu irmão mais velho, o termo é “hyeong”, pronunciado “rióng”). Mas na sociedade coreana “oppa” pode ser usado por qualquer mulher ao se referir a um homem mais velho que ela… mas não velho o suficiente pra ser seu pai, porque aí a nomenclatura e a forma de tratamento mudam de novo. Também usado no sentido de interesse, tipo namorado, ou ele é meu oppa. Ex. eu dorameira que sou tenho muitos oppas como o Lee Jongsuk, Ji Changwook, Kim Woobin e por ai vai sem fim. A palavra viralizou com o fenômeno Oppa gangnam style do 'tio' Psy
Ottoke? - O que fazer?O que devo fazer? E agora? (Ex. "Aigoo, ottoke?")
Omona 어머나 ou Omo 어머 - expressão de surpresa, brasileirando seria "Ai meu Deus" rs
OTP – a expressão que significa ‘One True Pairing’, usada para descrever “o casal perfeito”.
Omoni 어머니 –  significa mãe de forma formal - (quando é adulto) | Omma 엄마 –  significa mãe de forma informal usado mais quando é criança |
Onjena 언제나 –  Sempre
Odigaseyo? 어디가세요? –  Aonde você vai?
Oreganmanida 오래간만이다 –   Faz tempo que não te vejo
 Grupos - Oh My Girl, Orange Caramel

~  ~
PV  promotional video - sao os videos promocionais.
Performace - Atuação ao vivo.
Pre-Debut - Antes da estréia, Trainee que estão a espera da sua estreia no mundo artístico. ~você encontra muita foto de idol pre debut por ai que ... misericórdia. 
Palli Palli 빨리빨리 – Rápido! Depressa! Vai logo!
Pikyeo juseyo 비켜 주세요 – com licença, por favor. (pedindo pra alguém sair da sua frente educadamente)
Pap song 팝송 - música pop
Popo 뽀뽀 - beijinho/beijo
Pledis Entertainment - é uma gravadora sul-coreana e agência de entretenimento fundada por Han Sungsoo em 2007. Os grupos da empresão são After School, Orange Caramel, NU'EST, Seventeen e Pristin, além de solistas.
 Grupos - P.O.P, Pentagon, Pink BnN, Playback, Pristin, Puretty, Purplay

~  ~
  não tem nada ㅋㅋㅋㅋㅋ
 Grupo- QBS

~  ~
Rookie - artistas recém debutados, com pouco tempo de carreira - entre 1 a 3 anos. Já li que muitos consideram rookies até conseguirem certo reconhecimento no mercado.
Repackage – uma nova versão de um álbum. Acontece muito nos grupos coreanos. Normalmente adicionam umas duas musicas novas as ja presentes no álbum lançado anteriormente, mudam a capa e vendem novamente. E claro, o fandom compra e assim gera mais lucro.
 Grupos- Rainbow e Red Velvet

~  ~
Saranghae - eu te amo
Ssi - Sufixo formal de se referir a uma pessoa (Ex: Onew-Ssi)
Selca 셀카  –  mistura das palavras self (셀프 ) e camara (카메라) e a nossa selfie normal. Foto tirada por si mesmo e postada nas redes sociais.
Ship – casais de artistas ( mesmo sexo ou não)Ex. Taekook - são so shippers do Taehyung e do Jungkook do BTS. Shipper é um fã de algum casal (ship) e shippar é torcer pelo casal ficar junto.
Stans  Fãs que são leais a determinada agência e defendem ela a todo custo, ou stan de um certo grupo . Acabam muitas vezes sendo extremistas.
Sasaeng 사생팬 –  são "fãs" que perseguem artistas, e vivem praticamente por conta 24 horas por dia acompanhando tudo o que ele esta fazendo. [e comum casos de sasaeng perseguindo carro dos artistas. Resumidamente são fas stalkers, super inconvenientes. Na Coreia existe muitas, o que [e triste , pois eles invadem total a privacidade dos idols, atrapalhando a vida pessoa, principalmente amorosa deles.
Stalkear - vem do termo inglês ,Stalking ( perseguição persistente ) que para nos significa : dar uma de tarada, louca e viciada. Gritar e berrar o nome, sufoca-los de amor rsrs
Sataek – Táxis alugados pelas fãs sasaeng que as ajudam a perseguir os ídolos e que as acompanham nas suas investigações durante o dia.
Show Champion – outro programa musical onde os grupos vão para apresentar as novas musicas.
Seonbae 선배 – é alguem com mais experiencia, em um nivel de aprendizado maior. Ex. Superjunior são sunbaes do EXO
Sunbae/Hoobae – basicamente “sênior” e “júnior”.  Um hoobae normalmente chama seu sunbae de “NOME+SUNBAE”, também o tratando de maneira mais respeitosa e cheia daqueles reverências asiáticas que todos vocês já sabem. Já o sunbae não necessariamente chamará seu hoobae de hoobae, porque isso é um tanto rude. Entretanto, ele pode tratar o hoobae de maneira informal sem problemas. Exemplo para ficar mais claro:
Sajaegi – termo utilizado pra designar a manipulação dos charts por uma companhia ou fanbase. No caso, quando uma companhia compra de volta vários dos álbuns de seu ato, pra que ele apareça numa posição mais alta na GaOn e consequentemente pareça mais popular. Afinal, popularidade atrai popularidade, e mais pessoas ficarão sabendo que a bandinha existe se ela tiver vendido bastante, resultando em mais fãs e em ainda mais vendas futuras (dessa vez vendas de verdade e que resultam em dinheiro, e não manipuladas)
Samchon - São os fãs mais velhos de um artista, conhecidos também como “tios”
SM –  S.M. Entertainment ( SM엔터테인먼트) é uma empresa de entretenimento sul-coreana, fundada em 1995 por Lee Soo-man. A empresa atua como uma gravadora, agência de talentos, agência de viagens, empresa de produção musical, gestão e produção de concertos. É uma das empresas de maior destaque na Coreia do Sul, fazendo parte da BIG3. A SM foi a agência de grandes ídolos do k-pop desde sua primeira geração como: H.O.T., S.E.S., Fly To The Sky e Shinhwa, e atualmente agencia solistas e grupos de sucesso como BoA, TVXQ, Super Junior, Girls' Generation, SHINee, f(x), EXO, Red Velvet e NCT, todos tendo alcançado o sucesso nacional e internacional. 
Single (ou “música de trabalho”  – a música pra qual o ato vai gravar MV e será apresentada nos programas musicais. 
Starship Entertainment  스타쉽 엔터테인먼트-  é uma gravadora sul-coreana, dentre seus atuais artistas, está o grupo feminino Cosmic Girls, os grupos masculinos Boyfriend e Monsta X, além dos solistas K.Will, Mad Clown, entre outros.
Skinship - Apesar de ser um termo em inglês, o termo foi criado pelos japoneses usando as palavras “skin” (pele) e “friendship” (amizade). Na Coreia é usado para mostrar a intimidade entre pessoas através do toque já que os coreanos não tem a cultura de ficar encostando e tocando os outros como os brasileiros.
Shure – Quero
Sae-il chukahae 생일 축하해 – feliz aniversário (informal) | Sae'il chukadŭrimnida! 생일 축하드립니다! - Parabéns! (formal) | Sae'il chukahamnida! 생일 축하합니다! - Parabéns! (formal)
Shirŏ 싫어 – não quero
Seulpeo hajima 슬퍼하지마 - Não fique triste.
Sarang 사랑 - amor  # 사람 que significa pessoa
Saran'hae 사랑해 - eu te amo
Saran'haeyo 사랑해요 - eu te amo
 Grupos - S.E.S., Sechs Kies, Secret, Seo Taiji and Boys, Seventeen, SF9, Shinee, Shinhwa, Sistar, Sonamoo, SS501, Stellar, Stray Kids, Super Junior, Supernova

~  ~
Trainee   antes de se tornarem artistas, todos passam por um treinamento, e durante este tempo são trainees e sofrem um bucado com muitas aulas de canto, dança, interpretação, etc. Temos casos de artistas que foram trainees por 5, 8 anos até finalmente conseguirem debutarem em algum grupo.
The Show - outro programa musical em que os artistas vão apresentar suas músicas de trabalho ao som de fanchants . Rola pontuação de acordo com vendas e stream, e o artista ou grupo com maior pontuação ganha um troféu - win. Em cada comeback ganhar wins é sinônimo de sucesso ou de fracasso com o comeback.
Trot version - Quando um grupo faz uma versão cômica de seu hit.
Tueso 됐어 - esqueça
Teaser - É um vídeo prévio para o MV promocional de um grupo ou artista.
TS Entertainment  TS 엔터테인먼트 - é uma gravadora e agência de entretenimento sul-coreana, fundada em 2008 por Kim Tae-song. A empresa é responsável por gerenciar grupos de ídolos como o Secret, B.A.P, Sonamoo e o recem debutado TRCNG.
 Grupos - T-ara, Teen Top, The Boyz, Topp Dogg, Triple H, Triple T, Trouble Maker, TVXQ, Twice.

~  ~ 
Unit/subunit  são as unidades, sub grupos dentro de um grupo. Normalmente e formado com integrantes de um mesmo grupo.  Ex. tivemos o GD&TOP formado pelos membros do BIGBANG, Bastarz e unit do Block B, o Seventeen e formado por três units e muitos outros
Unnie 언니 – literalmente significa “irmã mais velha”, é a forma que uma menina chama uma outra menina ou irmã mais velha do que ela.
Ultimate – ultimate bias é seu preferido entre todos os seu bias. Ele é o supremo, dono do seu coração, você tem um album so dele no seu celular com 1000 fotos. Tem gente que tem um monte de UTT, mas pelo amor de Deus, Utt é so um. Bias você pode ter o mundo todo. No meu caso meu Utt é o Kim Namjoon e pronto, o BTS todo são meus Bias.


Ulzzang / uljjang – significa melhor rosto, Olgul significa rosto ou face e jjang melhor. Usado para pessoas muito bonitas, Com pele e formado de rosto perfeito, parecendo bonecas de porcelana
Uwa 우와 – nossa ! / Uau! (exclamação de surpresa)
 Grupo - U-KISS, Unicorn, Uniq

~  ~
VLive – é um aplicativo maravilhoso onde os grupos e artistas postam videos, onde podem se comunicar com os fãs. É maravilhoso, eu amo para acompanhar o BTS, que é um dos mais ativos e com mais seguidores por lá.
 Grupos - Victon, VIXX

~  ~ 
 Xiumin do EXO - é um neném lindo rs  ** também não tem nada com X kkkk

~  ~
Wae 왜 – Por que?
Wae keure 왜그래 –  Por que você está agindo assim?
Wan shot! 원샷! – "Saúde" (bebida)
Grupos - Wanna One, Wassup, Weki Meki, Winner, Wonder Girls

~  ~
YG - YG Entertainment (YG 엔터테인먼트), é uma empresa de entretenimento sul-coreana, fundada em 1996 por Yang Hyun-suk. A empresa atua como uma gravadora, agência de talentos, marca de roupas, marca de cosméticos, empresa de gestão de eventos e produção de concertos e por fim como produtora e editora musical. Faz parte do chamado "Big Three". Com os maiores artistas  do K-pop como  Big Bang, BlackPink, Epik High, PSY, Akdong Musician, Lee Hi, Winner, iKON e 2NE1 que teve disband em 2017. 
Yeobo – É uma palavra coreana para “querido(a)”. Significa esposo/esposa. Usado tanto no masculino quanto no feminino. Normalmente os fãs escutam essa palavra sendo dita por casais em doramas ou no programa de variedade “We Got Married” um programa muito bom onde artistas fingem estar casados. Yŏboya 여보야 -  Querido, querida. (Usado somente entre marido e mulher)
Ya! Chingu! 야! 친구! – Olá, amigo! (informal)
Ye 예 - sim
Yeppŭda 예쁘다 – bonito / lindo
Yogi 여기 – Aqui
Yogiyo 여기요 – aqui, por favor. (usa-se para chamar alguém)
Yŏboseyo 여보세요 – Alô/Olá (Ao Telefone)
Yŏja 여자 – Mulher
Yŏjachingu 여자친구 ou Yŏchin (여친) – noiva/namorada
Yaegiya 애기야 – bebê (Usado muito entre adolescentes)
Yaksok 약속 – Promessa.
 Grupos - Younique Unit

~  ~
Zion T – vou colocar ele porque eu gosto e porque não tem nada com Z - aff
 Artistas ' grupos - ZE:A e Zion T.

Bonus: Risadinhas coreanas (colocar em mensagens nas mensagens e comentários nas redes sociais dos idols
훕훕훕 - huhuhu | 호호호 - hohoho | 하하하 - hahaha | ㅋㅋㅋ - kkkkkk | 키키 - kekekeke

Annyeong ;

Nenhum comentário