Ultimas por aqui

[Resenha] Extraordinário, R.J. Palacio

Extraordinário: adjetivo 
1. que foge do usual ou do previsto; que não é ordinário; fora do comum. "acontecimento e." 
2. não regular, fora do estabelecido. "medidas e., poderes e."
Livro Extraordinário, de R.J. Palacio
Imagem Reprodução - Fonte SobreSagas



Livro Extraordinário, de R.J. Palacio
Titulo: Extraordinário - Wonder
Autora R.J. Palacio -  Editora Intrínseca
ISBN 978-85-8057-300-8 - Páginas 320 - Ano: 2013
Gênero Sic Lit / Infantojuvenil - Classificação
Me acompanhe no Skoob: Djéssica Prado
Sinopse:
O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Este Sic Lit lindo, nos conta a historia de August Pullman, conhecido como Augie. Ele é uma criança extraordinária, que vence todo dia a batalha contra o preconceito/bullying. Ele nasceu com uma síndrome genética rara que levou a uma deformidade severa em seu rosto. Já passou durante seus dez anos, por diversas cirurgias mas sua aparência ainda estava longe do que estamos acostumados. 
"Se eu encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse fazer um desejo, pediria para ter um rosto comum, em que ninguém nunca prestasse atenção. Pediria para poder andar na rua sem que as pessoas me vissem e depois fingissem olhar para outro lado Sabe o que eu acho ? A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma."
Apesar disso, ele é uma criança carismática e com ótimo senso de humor, além de super fã de Star Wars. Até então nunca havia frequentado uma escola, sendo educado em casa por sua mãe. Mas quando esta no quinto ano, seus pais resolvem que está na hora dele frequentar um colégio particular de Nova York, e ter esta experiência - o que a principio não agradou Augie. Se ja é ruim ser um aluno novo, imagina tendo um rosto diferente ? Os desafios que chegam juntamente com esta nova fase, pra ele são bem maiores.
"Alias, meu nome é August. Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior."
O livro gira em torno do dia a dia e entre altos e baixos, nos é contada a historia de Augie, estudando no meio a crianças que o olham de canto de olho, se recusando a conversar e até mesmo a encostar nele, e até mesmo conversar.
"Não deixo que me incomode. É como quando você sai e está chuviscando. Você não calça galochas por causa de um chuvisco. Nem sequer abre o guarda chuva. Você anda na garoa e mal percebe que o cabelo está ficando molhado."
O tema muito abordado é o bullying, mas também fala sobre amor incondicional, amizade, autoestima, gentileza e superação. E aos poucos ele vai convencendo e conquistando os colegas, pois apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. 
Livro Extraordinário, de R.J. Palacio
"Eu gostaria que todos os dias fossem Halloween. Poderíamos ficar mascarados o tempo todo. Então andaríamos por ai e conheceríamos as pessoas antes de saber como elas são sem mascara." 
Na escola apesar de quase todos alunos o encararem, cochicharem ao velo passar, e até coisas piores - ele se mostra forte, aos poucos conseguindo amigos de verdade, e tendo boas experiências, de um menino normal, até então desconhecidas.Nos é retratado as dificuldades de ser diferente, mas sem abrir mão das coisas boas em estar vivo, mesmo Auggie, que tinha tudo para ser um menino triste e amargurado, se mostra ao contrario sendo engraçado e com muita vontade de viver.
O que gostei muito, foi o apoio dos professores e principalmente do diretor, que ao meu ver é um personagem de grande importância no enredo.  O livro além de ter uma historia fantástica, e ensinamentos importantes para todas as idades, também é recheado com citações maravilhosas.
"Deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós."
Não sei porque já não havia lido esse amorzinho antes. É um livro de leitura fácil e rápida - li em 4 horas ou menos - , é narrado em primeira pessoa, dividido em capítulos curtos, intercalado com outros narradores; além de Auggie, Via, sua irmã, seu amigo Jack, sua amiga Summer, o namorado de sua irmã Justin e Miranda amiga de sua irmã. Cada um conta o seu lado da história, de como é a convivência com August, esse menino extraordinário.  Com este modelo de escrita, o autor faz o leitor se envolver com todos personagens, em muitos pontos de vistas diferentes, o que é bastante interessante. Os personagens são incríveis, bem construidos e com bastante personalidade. Me encantei muito, com os pais de Angus, são exemplos de bons pais, presentes e carinhosos.
"Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração."
Ao meu ver - a opinião de uma simples mortal, apaixonada por livros - Extraordinário deveria estar presente na lista de leitura das escolas de nível fundamental, com vários exemplares disponíveis nas bibliotecas, pois além de ensinar muitos valores importantes, como: a aceitação - independente da opinião dos outros; esperança - apesar das dificuldades; e no amor- apesar das diferenças . Também ensina a importância de uma verdadeira amizade, da compaixão e gentileza com o próximo - acima de qualquer coisa,  e dos laços e apoio dos nossos familiares, para vencermos qualquer dificuldade que a vida coloque em nosso caminho.  
"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."
O livro é emocionante, comovente e lindo. E com certeza toca qualquer leitor, independente da idade.

Leia outras resenhas literárias já publicadas aqui no blog

Nenhum comentário