Ultimas por aqui

Meu coração & outros buracos negros

Meu coração & outros buracos negros
Meu coração & outros buracos negros é um livro que eu queria ler desde seu lançamento ... mas fui empurrando com a barriga a leitura, mas essa semana finalmente o li. E como imaginava, é uma leitura engradecedora, principalmente para aqueles que passam ou já passaram pelo sentimento de "lesma preta" dentro do corpo - ou buraco negro. 
E como você encontra milhares de resenhas na internet, de pessoas com uma capacidade imensamente maior do que a minha de expressas a historia e sentimentos, mas sem conter spoiler ( coisa que eu nunca consigo deixar de soltar nas minhas resenhas rs), nesse post eu quero apenas colocar citações/quotes de partes do livro, que demonstram perfeitamente o sentimento de uma pessoa que passa pela depressão, ou outros problema psicológicos. Você consegue perfeitamente entender o coração da personagem principal, e torce por um final feliz, onde ela encontra felicidade e paz de espirito - seja da forma que for. Sei que muitos não concordam comigo, mas como uma pessoa que passa fortemente por problemas de ansiedade - e levemente depressão -, sei que não podemos nunca julgar a dor do outro, pois o que para nós pode ser um problema minusculo e sem importância, pode significar o fim de tudo para outra pessoa. 

"A verdadeira viagem de descoberta consiste em não buscar novas paisagens, mas em ter novos olhos." - Marcel Proust

Meu coração & outros buracos negros


SINOPSE: Um tema amargo, mas necessário. Em Meu coração e outros buracos negros, a estreante Jasmine Warga apresenta aos leitores um romance adolescente que aborda, de forma aberta, honesta e emocionante, o suicídio. Aysel, a protagonista, enfrenta problemas com a família e os colegas de escola, como tantos jovens por aí, e, aos 16 anos, planeja acabar com a própria vida. Mas quando ela conhece Roman num site de suicídio, em busca de um cúmplice que a ajude a planejar a própria morte, num pacto desesperado, a vida dos dois literalmente vira de cabeça para baixo. Aos poucos, Aysel percebe que seu coração ainda é capaz de bater alegremente. E ela precisará lutar por sua vida, pela vida de Roman e pelo amor que os une, antes que seja tarde.
Título Original: My Heart and Other Black Holes
Autor: Jasmine Warga
Editora: Rocco - Páginas: 312 - Ano: 2016


Quotes ~ Meu coração & outros buracos negros 

" Passo muito tempo imaginando como seria morrer. Que barulho faz morrer. Se vou explodir como aquelas notas, soltar meus últimos gritos de dor e então ficar em silencio para sempre. Ou talvez vou me transformar em uma estatística sombria quase imperceptível, que só se ouve com muita atenção."

Meu coração & outros buracos negros

"Vou até o armário e pego uma barrinha de granola com gotas de chocolate. É estranho, eu sei. Às vezes, fico esfomeada. É quase como se eu quisesse comer o máximo que posso para preencher o espaço vazio dentro de mim. Outros dias, mal consigo me obrigar a mordiscar um pedaço de torrada. "

"Isto é o que deveriam escrever na minha lápide: Aysel Leyla Seran, a garota que nunca se encaixou."

"  (..) sei que tem algo de errado comigo. Algo doente. O que as pessoas nunca entendem é que a depressão não tem nada a ver com o exterior; tem a ver com o interior. Algo por dentro está errado. Claro, há coisas na minha vida que fazem com que eu me sinta sozinha, mas nada me faz sentir mais isolada e aterrorizada do que a voz na minha cabeça (..)"

Meu coração & outros buracos negros

"Aposto que, se cortasse minha barriga, a grande lesma preta da depressão sairia rastejando. Orientadores pedagógicos amam dizer: "Pensamento positivo!", mas é impossível quando se tem essa coisa lá dentro, sufocando cada centímetro de felicidade que se pode juntar. Meu corpo é uma maquina eficiente de matar pensamentos felizes."
Meu coração & outros buracos negros

" Sei que deveria dizer algo solidário, algo gentil e reconfortante. Mas a lesma preta dentro de mim comeu todas as coisas gentis, reconfortantes e solidarias possíveis que eu pensaria em dizer."

"- Nunca pensou nisso? E se não for o fim e apenas seguirmos para um lugar ainda pior do que este aqui? - Qualquer lugar deve ser melhor que isto aqui. "

" Tenho pensando muito na energia do universo. Se a energia não pode ser criada ou destruída, apenas transferida, o que acha que acontece com a energia das pessoas quando morrem?"

"Espero a sensação passar, mas não passa. Sou como uma granada feita de cerâmica: sólida, densa e fria, mas ainda assim frágil. Posso explodir a qualquer momento."

"Às vezes, imagino que meu coração é como um buraco negro - tão denso que não há espaço para luz, mas isso não significa que não possa me sugar para dentro dele. "

Meu coração & outros buracos negros

"É como se sua tristeza fosse tão profunda e destruidora que você tem medo de que ela vá afogar todas as pessoas de sua vida se deixá-las ficar muito perto."

" - Às vezes, para mim, é como se a tristeza me comesse vivo  (...) às vezes, parece impossível falar. É como se eu estivesse preso em um buraco profundo e não pudesse sair. "

"Às vezes, parece que o vento tem mãos, dedos. Às vezes, me pergunto se eu poderia estender a mão e pegá-las. Se ele poderia pegar minhas mãos, preencher o espeço entre os dedos, me levar embora. "

"Tudo sempre pareceu tão definitivo, inevitável, predestinado. Mas começo a acreditar que minha vida pode ter mais surpresas do que jamais percebi. Talvez seja tudo relativo, não apenas a luz e o tempo, como Einsten teorizou, mas tudo. Como a vida pode ser terrível e incorrigível até o universo mudar um pouco e o ponto de observação ser alterado e , de repente, tudo parece mais suportável. "

" E talvez a lesma preta sempre viva dentro de mim. Talvez eu sempre tenha dias ruins quando o peso parecer insuportável. Mas, por mais brega que soe, talvez os bons dias façam valer a pena passar pelos ruins. (...) Talvez seja hora de começar a imaginar, talvez seja hora de me pôr em movimento. Talvez seja hora de lutar contra a tristeza dentro de mim. "

-----------------------------------------------------------

Agora uma nota da autora que eu gostei muito, mas não aconselho a lerem pois pode ser um leve spoiler ~~
.

" (..) Embora esta historia termine com um tom de esperança, a estrada para a recuperação é longa e permanente. Em muitos casos, a batalha com a depressão dura uma vida inteira. " (..)


O livro é bem gostoso de ler e bem fluido - li em uma noite/madrugada rs. Um pequena critica que faço é apenas sobre o final ser de certo modo corrido, deixando coisas em aberto - o que até entendo em algumas partes - visto que este é uma luta para toda vida, não é resolvido em uma conversa de 30 minutos nem horas. E dia pós dia, lutar para controlar "a lesma preta" e o "buraco negro", não deixando eles comerem qualquer pequeno sentimento feliz que comece a habitar dentro de nós. A vida infelizmente não é sempre um mar de rosas, então cabe a nós saber lidar com as decepções e sonhos não realizados. 

Termino dizendo que foi engrandecedor para mim e que aconselho a leitura desde belo livro.


Nenhum comentário