Destaques

[Inspiração] Biblioteca na decoração

Quem ama livros - físicos - e principalmente é viciado em compra-los - muitas vezes tendo inúmeros outros na estante sem ainda ter lido - sabe como é importante guarda-los e conserva-los bem. Essas mesmas pessoas, sonham junto comigo, e ter uma biblioteca em casa. Uma estante enorme que ocupe no mínimo uma parede inteira - meu sonho.
E para transformar seu sonho em realidade é preciso um pouco de espaço, prateleiras ou estantes para organizar. Encontre um espaço na sua casa para deixá-los expostos, agrega um valor cultural além de decorativo, transmitindo a personalidade de cada um, a partir das obras colecionadas.
Biblioteca na decoração




Eu que sou uma iniciante nas comprar de livros (por falta de dinheiro, claro) já tenho em casa 106 amorzinhos. [Meus livros aqui] . Sonho desde sempre com uma parede inteira repleta de livros, separados por cores , com um "sofázinho" no meio da estante para eu poder ler de frente a janela. Já adianto para vocês que estou fazendo o projeto do meu quarto [ Obs: não sou arquiteta, apenas uma engenheira, então não será nada fantástico rs] . Então daqui um tempinho vai ter post aqui no blog, com meu #DreamsRoon [ quarto dos sonhos]. Na verdade serão alguns posts, desde projeto a decoração, e até mesmo irei tentar fazer um orçamento de quanto iria/irei gastar nele.
Biblioteca na decoração #DreamRoom
Biblioteca dos sonhos #DreamRoom
Mas o que ja esta mais que decidido , desde que me entendo por gente, é que terei em um dos cantos do quarto, com um sofá, janela no meio das estantes. E como quero a estante até no teto, quero uma daquelas escadinhas inox lindas - estilo loja e de biblioteca mesmo - que corre na lateral - acho um amor elas.
A função da biblioteca em casa, vai muito além de ser apenas decorativa, servindo de espaço para introspecção e relaxamento, sendo essencial que se escolha uma decoração que emita tranquilidade, optando por tons claros de preferência.  
E mesmo que você não tenha espaço sobrando para dedicar um cômodo inteiro aos seus livros, é possível montar uma biblioteca bonita e organizada em algum cantinho de casa. Como exemplo, podemos usar o vão abaixo a escada como nas fotos abaixo. Inspire-se nas diversas opções de móveis feitos sob medida para guardar os livros em nichos ou prateleiras. Os livros vão deixar sua casa ainda mais bela e colorida, além de aproveitar um espaço, que provavelmente estaria sem serventia.  
Biblioteca na decoração - Aproveitando espaços

Também podemos usar o espaço do sótão que fica incrível, além de pequenos espaços (segunda foto abaixo). E o corredor ? Não sei vocês, mas pessoalmente não curto corredores (no meus projetos é uma coisa inexistente), mas achei incrível a ideia de colocar estantes nas paredes dois dois lados, criando um biblioteca, em um espaço apenas de passagem. Amei <3
Biblioteca na decoração











Normalmente, quem quer ter um biblioteca utiliza alguma parede da própria sala de estar, que serve como um item de decoração incrível, deixando o ambiente único. O estilo da biblioteca pode seguir a decoração do restante da casa, é importante que esse espaço se integre ao lar ao seu redor. Ou até mesmo dedicar um cômodo propriamente para isto - que seria meu sonho rs. 

Entre os móveis essenciais de uma biblioteca estão as estantes, uma poltrona confortável, com algumas almofadas - ou no meu caso inúmeras - para poder relaxar e apreciar boas leituras. Também acho importante que o Home Office fique perto, deixando todo o ambiente compartilhado e ligado. Além também que a iluminação é super importante, para ajudar na hora da leitura e até mesmo dar ênfase na decoração .
Biblioteca na decoração- Estantes decoradas


Organização

Uma biblioteca em casa pode ser organizada de maneira bem simples, de acordo com sua preferência. Seja organizando por editoras, autores, gênero, ordem alfabética, sagas, tamanho ou cores. Misturando livros e objetos decorativos também é uma ótima pedida. No meu caso, encheria de Funko's pop, xícaras e miniaturas de desenhos e series. Outra dica é colocar alguns volumes deitados e outros de pé, pois chamam atenção e promove movimento à estante.

Cuidados

Livros mal organizados podem ser o foco do mofo e, a longo prazo, os fungos podem destruir suas obras. É importante avaliar o nível de umidade do espaço, temperatura e iluminação para que a biblioteca para evitar futuros problemas, e deterioração dos livros.  Quanto à limpeza, uma flanela seca para tirar o pó já é mais do que suficiente.

Não importa a forma, o importante é que você entenda a arrumação dos livros, para encontrar facilmente qualquer uma obra, e para ter o seu exemplar preferido sempre a mão.
Um beijo e até a próxima

Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

1 recado(s):

  1. Amei o post! Meu sonho é ter uma biblioteca em meu quarto, porém é muito pequeno 😕 Mas um dia quem sabe eu consigo haha ❤

    ResponderExcluir