Ultimas por aqui

Resenha: As Crônicas de Nárnia, C.S. Lewis

Mais uma resenha de livro eeeeeh !   
E dessa vez é sobre As Crônicas de Nárnia - Volume único do autor C.S. Lewis. Confesso que tenho esse livro a muitos anos, comecei a ler e parei na primeira historia por motivos de força maior, como preguiça e a historia naquele momento não me prendeu, mas devido estar no Desafio Literário e esse mês um dos livros serem de cronica o peguei novamente, e tudo mudou .
resumo de todas as historias do livro as Cronicas de Nárnia
Eu que sempre gostei dos filmes, pensava enganosamente que no livro seria só Pedro, Susana , Edmundo e Lúcia, mas são muitas historias e muitos personagens bastante ricos e interessantes.
As Crônicas de Nárnia tratam-se de histórias que se complementam, com um enfoque para ser lido por  um público juvenil,  com um tom leve e "conselhos" sobre o certo e errado, cheio de personagens, animais falantes e vilões que não se dão bem, graças a Deus. Mas não pensem que é apenas pra criança, você pode surpreender-se. E também a ideia é nunca deixar a criança interior morrer, né ?! hahaha. E também o livro é considerado um clássico da literatura fantástica e infantil, o que significa que você deve com certeza lê-lo.

As crônicas de Nárnia de C.S. Lewis

sinopse as cronicas de narnia
O livro é um volume com sete crônicas de fantasia. Tem muito toque religioso - ao ler você saberá bem quem é Aslam, o leão - principalmente na criação e no fim do mundo, o que gerou e gera muitas criticas sobre o livro.Mas eu não sou dessas que critica tudo não rs.
"Em seu mundo eu tenho outro nome. Devem aprender a me reconhecer nele. Foi pra isso que foram trazidos para Nárnia. Tendo me conhecido um pouco aqui, podem me reconhecer melhor lá."
É bem extenso, as letras por ser um volume único são um tanto quanto pequenas e as paginas são brancas o que não é muito legal, mas há em cada crônica e cada capitulo ilustrações lindas e a capa com Aslam é um amor. Por muitas vezes você pode vir a querer ser um Narniano, ou ter um guarda roupa mágico. É um livro que farei meus filhos lerem (caso um dia venha a ter algum). O que mais gostei do livro, é que ele é cheio de frases de efeito. Aquelas frases lindas, filosóficas e cheias de significado, que você quer anotar em um papel, postar nas redes sociais.
Confesso que o livro, para mim, alguns momentos foi um pouco cansativo, mas isso pode ser devido o gênero não ser o dos meus preferidos, pois gosto de romance e temas sobrenaturais (vampiros e afins).
Vou tentar sucinta nos resumos (contem Spoiler) das historias, mas mesmo assim pode ser bem grande a resenha/resumo das historias -  mas vou me esforçar pra que não seja rs. Se quiser saber mais sobre algum dos contos, é só continuar a ler a postagem

Historias do livro As Crônicas de Nárnia

I- O sobrinho do mago

Antes da historia que já conhecemos dos filmes tem essa. Conta a historia de duas crianças Digory e Polly, que descobrem um tipo de laboratório secreto que o tio do menino, André, costumava manter dentro a própria casa. Polly encontra um anel amarelo, o coloca em seu dedo e some no mesmo instante. Digory vai ate seu tio e o mesmo explica sobre os anéis: os amarelos que levam a um outro mundo e os verdes que trazem de volta. 
Como Polly não levou o verde, o garoto vai atrás da amiga, vestindo um anel amarelo e levando consigo dois verdes. Eles se encontram no bosque e resolvem ir a outros mundos e em um desses mundos Digory toca um sino e com isso desperta uma enorme estátua. Uma mulher, branca como a neve que se apresenta como Jadis, que matou todos em seu mundo ao utilizar A Palavra Execrável.
 “Ousado aventureiro, decida de uma vez;Faça o sino vibrar e aguarde o perigo
Ou acabe louco de tanto pensar:‘Se eu tivesse tocado, o que teria acontecido?’"
A mulher pede as crianças a levarem ela para o mundo delas, e consegue chegar aqui e causando muitas confusões. Então eles voltam para esse mundo novo, para o bosque, dessa vez com o tio André, um cocheiro e um cavalo. Eles vão para um mundo vazio e presenciam a criação de Nárnia por Aslam, um grande leão. Você pode lembrar um pouco da Bíblia, de Gênesis pra ser mais exata rs.
"Nárnia, Nárnia, desperte! Ame! Pense! Fale! Que as árvores caminhem! Que os animais falem! Que as águas sejam divinas! "

No final tudo se acerta, as crianças e o tio conseguem voltar para nosso mundo. Jadis foge com medo de Aslam e o cocheiro Franco junto a sua esposa (que foi trazida de nosso mundo pelo leão) viram rei e rainha, e tem seus filhos, começando o reinado dos filhos de "Adão e Eva". Eu sempre tive a duvida vendo os filmes, de como tudo começou. Neste conto tudo é esclarecido, desde  a presença do lampião no meio da floresta a criação dos animais falantes. Também conta a parte principal ao meu ver: a historia do guarda roupa, e de como ele tem o poder de ser um portal. 
"Quando as coisas vão mal, parece que vão de mal a pior durante certo tempo; mas quando começam a ir bem, parecem cada vez melhores."

II- O leão, a feiticeira e o guarda roupa

 
É uma história encantadora, como no filme, é uma das mais envolventes do livro na minha humilde opinião. A historia começa com 4 crianças indo passar um tempo na casa de um velho professor, ou melhor Digory do conto anterior. Durante uma brincadeira de esconde-esconde Lucia encontra o guarda roupa e conhece o vasto mundo de Nárnia. Após todos os outros vão para esse novo mundo mágico cheio de animais falantes.
"Só então viu que havia uma luz em frente, não a dois palmos do nariz, onde deveria estar o fundo do guarda-roupa, mas lá longe. Caía-lhe em cima uma coisa leve e macia. Um minuto depois, percebeu que estava num bosque, à noite, e que havia neve sob os seus pés, enquanto outros flocos tombavam do ar.".
Mas parece haver alguma coisa errada com aquele lugar. Descobriram que existe uma mulher muito má, a Feiticeira Branca ou a Jadis do conto anterior, que controla este mundo mágico e por isso o inverno já dura há cem anos e ela cria inúmeras estátuas com os animais vivos que a aborrecem.
 "O mal será bem quando Aslam chegar. Ao seu rugido, a dor fugirá. Nos seus dentes, o inverno morrerá. Na sua juba, a flor há de voltar." 
(...)"Quando a carne de Adão. quando o osso de Adão, em Cair Paravel, no trono sentar. Então há de chegar, ao fim a aflição."
Edmundo, trai os irmãos dizendo a localização a Feiticeira. O que me fez não gostar dele durante muitas paginas rs - mas junto a Aslam e aos incríveis animais, os quatro irmão conseguem vencer a feiticeira e retornar a paz em Nárnia.
"(...) Não tentem ir para Nárnia. Nárnia acontece." 

III- O cavalo e seu menino

 "A atenção é o caminho da prosperidade, e os que metem o nariz onde não são chamados acabam quebrando a cara no pedregulho da miséria. "
Essa historia é maravilhosa. Se passa durante o reinado de Pedro, Susana, Lucia e Edmundo, onde um menino Sasha e um cavalo Bri, se unem para alcançar a liberdade. Ambos tiveram uma vida de escravos, mas que buscam juntos chegar a Nárnia, e ter uma vida melhor. Encontram pelo caminho Aravis e sua égua Huin que também estão buscando Nárnia. Ambos animais vieram de Nárnia e são falantes.
Nesta jornada, enfrentam muitos perigos e aventuras, e tem muitas surpresas também. É uma dura jornada até seu destino. Mas o final é fofo, incrível e você se sente feliz que tudo ocorreu bem. Tem lições de vida, dada por Aslam (como sempre rs), tem luta, amizade ...
 "Uns bons goles na fonte da razão ajudam a apagar o fogo do coração."

IV- Príncipe Caspian

 
Uma história que acontece muitos e muitos séculos depois do reinado de Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, mas para eles, que voltaram ao nosso mundo passou se apenas um ano. Ambos são transportados novamente para Nárnia e descobrem que o castelo em que reinaram em Cair Paravel esta totalmente destruído, os animais estão desaparecendo e perdendo a fala e as arvores adormecendo.
Nesta cronica junto ao Príncipe, eles iram lutar contra o tio tirano de Caspian e os seus comparsas que usurparam o trono, para restituir o trono ao seu verdadeiro dono e restaurar a paz em Nárnia.
Esta historia é bem conhecia, pois virou o segundo filme da franquia.
"Mas as coisas nunca acontecem duas vezes da mesma maneira."

V- A viagem do peregrino da Alvorada


A cronica baseada para o terceiro filme da franquia. Lucia e Edmundo voltam a Nárnia, desta vez através de um quadro com seu primo Eustáquio (que é bem chato como no filme) não acredita em magia nem em Nárnia.
“Não fuja de quem você é.”  
Eles reencontram Caspian, que agora é rei, e o ajudam em mais uma aventura junto ao navio Peregrino da Alvorada. Neste conto Lúcia e Edmundo descobrem que não poderão mais voltar a Nárnia, pois assim como Pedro e Suzana também já cresceram demais.
“Coisas extraordinárias acontecem apenas com pessoas extraordinárias, que estão destinadas a feitos extraordinários!”

VI- A cadeira de prata

Quem vai pra Nárnia desta vez é o Eustáquio do conto anterior, e leva junto sua amiga Jill.  Juntos, seguindo a missão de Aslam (sempre o bom e velho leão rs) devem ajudar a resgatar o príncipe e  filho de Caspian, Rilian, que ja esta desaparecido a dez anos, pois o rei já é bem velho (Diferente da nossa época que passaram-se um ano, lá já foram quase 70. ) e logo precisara do filho para tomar o trono, e governar.
Aslam passa a Jill sinais que ela deve decorar para conseguir realizar a missão, mas a mesma esquece e não cumpre. E tem mais aventura e missões.
“Quem não quer mostrar o medo que está sentindo, deve ficar em silêncio; é a voz que nos denuncia.”

VII- A ultima batalha 

 
Duzentos anos após a morte de Rilian, filho de Caspian da história da Cadeira de Prata, temos o último Rei de Nárnia, o Rei Tirian, um de seus descendentes. Nesse enorme período de tempo, Aslam nunca mais foi visto. Nesta crônica as coisas em Nárnia começam a ir mal, devido um macaco junto com um jumento começam a se passar por Aslam (usando uma pele de leão) de uma forma ruim e totalmente diferente do bondoso Aslam, escravizando os animais, cortando as arvores.
Eustáquio e Jill voltam a Nárnia e tentam restabelecer a ordem. Mas acaba que se inicia uma guerra, e voltam também Pedro, Lucia e Edmundo, que ate então não podiam mais retornar por serem grandes demais. Nesta parte fiquei chateada por Susana não voltar (no livro fala que ela perdeu a fé ). Também reaparecem alguns animais da segunda cronica (O leão, a feiticeira e o guarda roupa) .
Também tem um novo "deus" (ou demônio?): Tash, que é cruel e maligno. E, como não poderia deixar de ser, batalhas acontecem. É o último livro, onde vemos o fim de Nárnia e de certa forma seu recomeço.
 “Lembre-se de que todos os mundos chegam ao fim. E uma morte nobre é um tesouro que ninguém é pobre demais para comprar.”
Como falei la no inicio, rola bastante durante todo o livro algumas menções bíblicas, e neste é muito visto em salvação, o julgamento, e a eternidade, como na Bíblia em Apocalipse. É o fim da historia, tudo infelizmente tem um final rs.
Gostou desse post? Curta e Compartilhe Volte sempre, pois sempre há novidades :)
 ONDE ME ENCONTRARYoutube |Facebook|Instagram|Twitter| Google+| Posts por E-mail
Snap: djessicaprado

8 comentários:

  1. Eu amo esse filme mas tenho certeza de que o livro é bem melhor. Amei o review. Beijos

    www.vestidoetenis.com

    ResponderExcluir
  2. Eu preciso terminar de ler As crônicas. Eu li 4 livros só, preciso ler os 3 restantes. Confesso que achei meio monótono e forcei um pouquinho a barra pra ler o terceiro, mas o quarto foi um pouco melhor. =)

    Chiquereza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Nah, também aconteceu isso comigo. A historia é muito bacana, principalmente a ligação entre as cronicas, mas é meio maçante. Acho que porque não é nosso estilo preferido de livros.

      Excluir
  3. Vou comprar só pra ter na minha estante de livros...não gosto muito de ler mas adorei a trilogia no cinema

    ResponderExcluir
  4. Amo esse filme e quero o livro tbm

    ResponderExcluir
  5. Esse livro e divino, ja li ele é agora bateu uma saudade 😯

    ResponderExcluir
  6. Eu ganhei esse livro quando eu tinha uns 18 anos e não consegui sair da página 30 +-
    Eu queria muito ter trazido ele pra viagem mas vou tentar achar online <3
    | A Bela, não a Fera| | Compro e Vendo em Bazar de Roupas online|| FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
  7. Oi, Linda! Adorei seu Blog e te indiquei ao Prêmio de Dardos. Vem pegar seu selinho no Blog: www.turminhadoyuri.com.br

    ResponderExcluir